Imagem: CNH1
Foto: ilustrativa

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada para vocês, meu povo querido, hoje falaremos sobre o futuro que já chegou, texto leve, sem palavras difíceis, como normalmente você encontra por aqui.

Apenas para quem não conhece a coluna, esse é um espaço onde se aprende Direito de forma descomplicada, com palavras que você entende e de um jeito que você possa exercer os seus direitos imediatamente.

No Brasil para você dirigir veículos automotores, você tem que fazer prova específica da sua capacidade de dirigir.

Houveram grandes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro com a lei 13.281/16, que dispensa o porte do Certificado de Licenciamento Anual, quando a autoridade pode verificar por seus computadores se o motorista está em dia.

Mas a lei não fala se a pessoa que está habilitado poderia não apresentá-la, se a autoridade puder ver em seus próprios computadores se o motorista está ou não habilitado, não estando bem certo, o melhor é andar sempre com ela, e agora se quiser, pode ter ela de forma digital.

Leia também:  Moradores são feitos de reféns por criminosos em residência no Maria Tereza

A única prova admitida no Brasil que você está apto para dirigir é possuir uma CNH, não importa se você é piloto profissional de Fórmula 1, se você não tem a CNH, não pode dirigir no Brasil.

Esta valendo em todos os estados a CNHe, Carteira Nacional de Habilitação digital, agora o documento que sempre foi o sonho dos jovens, poderá ser apresentado as autoridades policiais ou administrativas de um jeito super moderno, na tela do celular.

O documento virtual só pode ser feito por quem teve a carteira emitida a partir de maio de 2017, data em que o QR Code utilizado pelo app passou a ser impresso na parte interna da versão em papel.

Leia também:  Incêndio atinge depósito de embalagens no bairro Doutor Fábio em Cuiabá

QR code é um tipo de código, como se fosse um código de barras mais moderno.

Quem tem a Carteira antiga precisa solicitar uma segunda via, caso queira fazer a CNH Digital, de uso opcional.

Vamos então ao seu tutorial, que vai permitir que você prove a sua condição de motorista habilitado, agora apenas com o celular.

Acesse o portal de serviços do Denatran, e clique em cadastro.

Para confirmar o cadastro no portal de serviços lhe enviará uma mensagem no seu e-mail.

Será pedido alguns dados que estão na sua própria carteira de motorista, insira os dados.

Depois clique em ativar cadastro.

Depois disso haverá uma coisa chata para a maioria dos brasileiros, porque ainda não tem certificados digitais, uma espécie de RG da internet que prova que você é você mesmo.

Leia também:  Denúncia leva a apreensão de 2,5kg de droga às margens do Anel Viário

Se você não tiver certificado digital, vai clicar em entrar e o site do Denatran emitirá um aviso informando que você tem que ir no Detran, confirmar seus dados (muito chato eu sei).

Após ter usado o seu certificado digital, ou ido ao Detran confirmar seus dados, entre com a sua conta no portal de serviços do Denatran, e acesse código de ativação.

Agora baixe o aplicativa CNH digital no seu telefone, e sua carteira será ativada.

Se você tem mais de 35 anos tudo isso lhe pareceu uma bobagem e perda de tempo, porque se você tem a Carteira de papel, porque ia querer o documento no celular?

Mas se você é mais jovem o celular é como se fosse uma roupa, sem ele você se sente pelado, e tenho certeza que essas informações foram muito úteis.

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.