Os atuais escândalos envolvendo o Facebook, o fenômeno Fake News, que alias pra mim não passa do novo Selfie, algo que sempre existiu mas acharam um nome bonitinho, a questão é que a utilização de Bots para engajamento de conteúdo, disseminação de conteúdo e vazamento de dados se tornaram grandes vilões do processo democrático da tomada de decisões.

Bom e como isso tem afetado o nosso dia a dia? Em primeiro lugar cabe ressaltar que as pessoas estão cada vez mais preguiçosas e acabam simplesmente compartilhando conteúdo sem ao menos checar a procedência, as vezes é tão absurdo e ilógico e ainda assim muita gente simplesmente compartilha e lá se vão correntes em whatsapp, posts em redes sociais e muitos comentários absurdos (não vou mentir, o melhor sempre são os comentários 🙂 ). Este compartilhamento desenfreado cria correntes de pensamento tendenciosos que muitas vezes são fundamentados em nada e isso é muito perigoso.

Acabamos tendo a sensação de que determinado tema ou assunto é realmente relevante e podemos ser influenciados por computadores ou publicidade direcionada sobre algo irrelevante ou irreal.

Estamos em ano eleitoral e nem preciso dizer a importância no uso de ferramentas e métodos maliciosos para influenciar opiniões né? E foi nesse contexto que descobri um site muito bacana chamado Eleições Sem Fake (https://www.eleicoessemfake.dcc.ufmg.br/). Ele apresenta uma série de ferramentas muito interessantes que podem elucidar alguns mitos quanto aos temas abordados nesse post.

Pra começar é possível descobrir se um assunto no Twitter foi gerado por computador ou uma pessoa, checar a audiência de políticos e sites de notícias e também comparar como diferentes sites abordam um determinado assunto, muito útil para detectar fake news por exemplo. Para utilizar essa ferramenta de comparação basta clicar em Notícias Lado a Lado, ou acessar http://www.noticias-lado-a-lado.dcc.ufmg.br/.

Imagem: COMPAREO uso é muito simples, basta escolher um site na caixa de texto da direita e outro na caixa de texto da esquerda, digitar o assunto procurado e clicar em pesquisar e então o resultado da pesquisa é exibida em duas colunas, cada uma referente ao site escolhido.

E eleições sem fake é um site criado e mantido pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Minas Gerais e vale a pena ser visitado.

See ya folks…

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.