Agora MT Mundo ESA reafirma que estação espacial chinesa deve cair na Terra nas próximas...
MUNDO

ESA reafirma que estação espacial chinesa deve cair na Terra nas próximas horas

Da redação com Gazeta Digital
VIA

A estação Tiangong 1 voltará à Terra em 2018, mas ainda não se sabe exatamente onde irá cair - Foto: Engenharia Espacial Chinesa
A estação Tiangong 1 voltará à Terra em 2018, mas ainda não se sabe exatamente onde irá cair – Foto: Engenharia Espacial Chinesa

Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) reafirmou, em seu boletim deste domingo (1º), que a estação espacial chinesa Tiangong-1, que está em queda descontrolada no espaço, deve reentrar na atmosfera terrestre nas próximas horas.

A reentrada é prevista, segundo o último boletim, desde a madrugada deste domingo até as primeiras horas da manhã da segunda-feira (2).

Não é possível prever o local exato da queda, que pode ocorrer em uma extensa faixa que inclui o Brasil.

Segundo a Agência Espacial Europeia, o ponto de impacto final pode estar em qualquer lugar na Terra entre 42,8 graus Norte e 42,8 graus Sul em latitude. “Áreas acima e abaixo destas latitudes podem ser excluídas”, informa o boletim da agência.

Segundo autoridades chinesas, porém, não há motivo para preocupação, pois a reentrada na atmosfera terrestre deve desintegrar a estação espacial e transformar o objeto em uma “brilhante chuva de meteoros”.

A Tiangong-1, que quer dizer Palácio Celestial em chinês, foi lançada em 2011, está desabitada desde 2013 e desgovernada desde 2016, mas as autoridades chinesas apenas informaram que perderam o controle de sua estação espacial em 2017, sem informar o motivo.

O radar do instituto de pesquisa alemão Fraunhoffer captou imagens da queda da estação espacial chinesa.

Objetos se desfazem em luzes brilhantes

A agência também publicou um vídeo mostrando o momento da reentrada controlada de um objeto espacial na atmosfera terrestre para exemplificar como provavelmente irá ocorrer com a Tiangong-1 ao entrar no espaço da Terra:

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas