Agora MT Mundo Mike Pompeo é confirmado como secretário de Estado dos EUA
MUNDO

Mike Pompeo é confirmado como secretário de Estado dos EUA

Da redação com G1
VIA

Mike Pompeo será o novo secretário de Estado do governo Trump -Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Mike Pompeo será o novo secretário de Estado do governo Trump -Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

O diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) americana, Mike Pompeo, foi confirmado nesta quinta-feira (26) pelo Senado como o novo secretário de Estado, onde substituirá o bilionário executivo Rex Tillerson.

Pompeo deverá tomar posse durante o dia para representar os Estados Unidos em uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Otan em Bruxelas, e depois assumirá as delicadas negociações com a Coreia do Norte e o futuro do acordo nuclear com o Irã.

Ele ocupa o lugar de Tillerson que ficou no cargo até o dia 31 de março.

O secretário de Estado é escolhido pelo presidente e, nos EUA, é o responsável por orientar o chefe do Executivo a respeito da política externa. Também cabe ao secretário executar as políticas externas estabelecidas pelo presidente, com a ajuda de outros departamentos como o Serviço de Relações Exteriores e a Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA.

Inicialmente, o presidente não deu explicação para a mudança, mas, depois, Donald Trump garantiu que tomou a decisão sozinho e admitiu desacordos com Tillerson, principalmente sobre a postura dos EUA diante do Irã.

O cargo de diretor da CIA, que até agora pertencia a Pompeo, ficará com Gina Haspel, primeira mulher a assumir o posto.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas