Agora MT Mundo Relatório final afirma que voo da Chapecoense teve indicação de emergência 40...
MUNDO

Relatório final afirma que voo da Chapecoense teve indicação de emergência 40 minutos antes de cair

Da redação com G1
VIA

Avião que transportava a Chapecoense ficou completamente destruido
Avião que transportava a Chapecoense ficou completamente destruido

Aeronáutica Civil da Colômbia está apresentando nesta sexta-feira (27) as conclusões do relatório final sobre o desastre com o avião da empresa Lamia, que caiu levando a delegação do time da Chapecoense no dia 28 de novembro de 2016, deixando 71 mortos. A investigação confirma que o combustível do avião era insuficiente para o voo entre Santa Cruz e Medellín sem a esacala prevista.

O acidente se produziu por esgotamento de combustível como consequência da falta de apropriada gestão de risco pela Lamia, afirmou a autoridade de aviação civil colombiana, que classificou a situação como algo “inconcebível de acontecer”.

Os investigadores constataram que, 40 minutos antes do acidente, o avião já estava em emergência e a tripulação nada fez, mesmo tendo indicação na cabine, como luz vermelha e avisos sonoros.

Sem combustível, os motores pararam de funcionar e o avião planou até bater.

Entre as principais conclusões apresentadas na Colômbia estão:

o contrato previa escala entre São Paulo e o aeroporto de Medellín, mas a empresa planejou voo direto.
40 minutos antes do acidente, o avião já estava em emergência e a tripulação nada fez. Houve indicação, luz vermelha e avisos sonoros, na cabine.
o controle de tráfego aéreo desconhecia a ‘situação gravíssima’ do avião.
a tripulação era experiente, com exames médicos em dia;
a Lamia estava em situação financeira precária e atrasava salários aos funcionários. A empresa tinha desorganização administrativa
a Lamia não cumpria determinações das autoridades de aviação civil em relação ao abastecimento de combustível. Quando foi apresentado o relatório preliminar, já havia sido destacado que o piloto estava consciente de que o combustível que tinha não era suficiente. O piloto, Miguel Quiroga, “decidiu parar em Bogotá, mas mais adiante mudou de ideia e foi direto para Rionegro”, onde o avião caiu.
A Colômbia deve melhorar controles sobre voos fretados

A Aeronáutica Civil comlombiana reforçou que o relatório final não se destina a apontar culpados para que sejam punidos, mas esclarecer as circuntâncuias do acidente para permitir que sejam adotadas medidas preventivas que evitem novos acontecimentos como o da Chape.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas