Agora MT Destaques Rondonopolitanos se preparam para descer Rio Araguaia em expedição
DESTAQUES

Rondonopolitanos se preparam para descer Rio Araguaia em expedição

Por Gabriela Corsino
VIA

Imagem: WhatsApp Image 2018 04 25 at 14.21.16
Equipe da Expedição Vale do Garças – Foto: Você Repórter

Entre os dias 28 de abril e 1° de maio de 2018, será realizada a 5° expedição do Vale do Garças. Neste ano o evento contará com aproximadamente vinte barcos, onde cerca de 50 amigos que moram nas cidades de Rondonópolis, Guiratinga, Alto Garças e Tesouro, embarcam em uma aventura pelos Rios Araguaia e Garças, com o objetivo de conhecer e preservar as belezas naturais.

De acordo com o organizador, Marcelo Teodoro Mesquita Oliveira, a ideia surgiu em 2014 em uma conversa entre ele, seu pai e um amigo.” Decidimos descer o Rio Garças e desbravar, pois, ficamos sabendo que ninguém havia feito isso, o pessoal falava que tinha cachoeira, então fomos descobrir e foi uma maravilha. Chegando em Barra do Garças decidimos subir o Rio Araguaia até Torixoréu, pegamos gosto pela aventura e no ano seguinte chamamos alguns amigos e de lá para cá, o pessoal só vem fidelizando mais na expedição, hoje já chamamos de família Vale do Garças”, contou.

Imagem: WhatsApp Image 2018 04 25 at 14.21.24
Equipe da Expedição Vale do Garças – Foto: Você Repórter

A aventura terá duração de quatro dias, os amigos aproveitam a viagem para retirar das margens e das águas dos rios, lixos que são encontrados pelo curso. “Tudo que nós vemos de lixo, nós paramos e pegamos, é uma conscientização. Inclusive no primeiro ano eu achei estojo de vacina de aftosa, muitas garrafas, sacolas rodando. No último ano quando chegamos em Barra do Garças tiramos quatro sacos de lixo”, diz organizador.

A novidade na expedição deste ano é que além da limpeza nos rios, os amigos realizarão a soltura de alevinos durante a viagem. Uma forma de contribuir para a preservação de algumas espécies de peixes. A viagem terá um percurso de cerca de 300 quilômetros por água, e contará com alguns pontos de apoio aos participantes.

É a 1ª vez do advogado Danilo Rodrigues e do Antônio Paulo dos Santos, ambos moradores de Rondonópolis, e a expectativa está a 1000. ” A minha expectativa é muito grande, eu sempre desço no rio Garça e achei interessante participar com eles, eu acolhi essa aventura lembrando que é uma maneira de conscientização e ajudar ao meio ambiente. Eu já comprei meus sacos de lixo para a coleta”, disse o advogado.

Já para Antônio, conhecido por ‘Neto de Manutenção’, a preocupação além dos lixos é com os preparativos para a aventura. “Hoje eu já estou nos últimos preparativos, comprando capa de chuva, camisa longa pantaneira, cadeira de alumínio para o barco, colete salva vidas, barraca, colchonete, uma lona para auxiliar, será uma grande aventura, no 1º dia já vamos andar 5h de caminhão até chegar no local, estou ansioso”, pontuou.

Imagem: WhatsApp Image 2018 04 25 at 14.21.25
Participantes no Rio Garças – Foto: Você Repórter

A expedição sairá de Torixoréu no dia 28 de abril, às 7h, o percurso segue por Barra do Garças, e a 1ª primeira parada será para dormir na cidade de General Carneiro.

No dia 29, a equipe sai de General Carneiro, atravessa o rio e a programação é dormir no Biongo uma corrutela antiga de Garimpo, como era o Cassununga (antigo povoado e distrito de Tesouro).

A 3ª noite (30) e a última (1º) as equipes ainda terão muito trabalho para finalizarem o objetivo. “No dia 30, a equipe dorme em Tesouro e no dia 1° de maio a gente acorda, passa em Tesouro às 9h, chega na Coréia (Vila Nova), Distrito de Guiratinga às 10h, onde será encerrada mais uma expedição Vale do Garças.

O encerramento da expedição no dia 1º de maio, contará com um almoço e um baile para os participantes.

Relacionadas

Motociclista de 31 anos é arremessado após acidente com carro em cruzamento perigoso

Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (27), no cruzamento entre a rua Vicente Pereira de Abreu e...

Irmãos envolvidos em homicídio são presos em flagrante após força-tarefa policial

Dois irmãos, autores de um homicídio ocorrido na noite de sábado (23), em Comodoro-MT, foram presos em flagrante horas depois em diligências conjuntas das...

Homem de 40 anos é assassinado a tiros no bairro Maria Amélia

Um homem de 40 anos foi assassinado a tiros no final da tarde desta segunda-feira (25), no bairro Maria Amélia, em Rondonópolis-MT. Segundo informações...

Piloto morre após avião agrícola cair em área rural

Um piloto de avião morreu na tarde deste sábado (23), em uma área rural de Lucas do Rio Verde, após a aeronave que ele...

Briga entre pai e filho termina com jovem esfaqueado e morto

Um jovem identificado como Josiel Moreira Domingues, 23 anos, morreu após ser atingido por cerca de dois golpes de faca no peito, na manhã...

Polícia Civil prende homem que extorquiu e estuprou idosa durante roubo em Tangará da Serra

Um homem que agrediu, estuprou e extorquiu uma mulher de 68 anos foi preso pela Polícia Civil, no domingo (24), após ser identificado em...

Presidente do União Esporte Clube é internado na UTI após infarto

O Presidente do União Esporte Clube, Reydner Souza, foi internado na manhã desta segunda-feira (25), em Rondonópolis-MT, após sentir um mal-estar e fortes dores...

Adolescente de 17 anos morre ao bater motocicleta em caminhão estacionado

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite do último sábado (23), na avenida Perimetral Sul, em Nova Monte Verde-MT. Um adolescente de...

Motorista tenta fazer ultrapassagem e acaba batendo em carreta na MT-358

Duas pessoas ficaram feridas após uma colisão envolvendo um carro Uno e um caminhão, na MT-358, entre Tangará da Serra e o Distrito de...