Imagem: palpebras
Cuidar mal dessa região da pele é pedir para ter manchas e rugas bem antes da hora (Foto: Eduardo Svezia/SAÚDE é Vital)

Se os olhos são a janela da alma, a moldura deles, por sua vez, é uma área delicada, que pode ser a primeira do rosto a apresentar sinais do envelhecimento. “Além de ser uma pele sensível, embaixo dela há uma musculatura acionada constantemente para movimentar as pálpebras. Por isso ela enruga tanto”, explica Betina Stefanello, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Veja a seguir fatos importantes sobre essa região do rosto – e como garantir que ela esteja sempre bonita e saudável:

1. Ela tem muitos vasinhos

Para irrigar os olhos, um complexo sistema de microvasinhos sanguíneos se esconde embaixo da pele. Quando a hemoglobina (um proteína do sangue) se deposita nas células dos arredores, por fatores como cansaço ou genética, olheiras arroxeadas podem surgir.

2. A pele é fina mesmo

É, aliás, a mais fina de todas do corpo humano. Por isso os vasos ficam tão aparentes, assim como as rugas. Falando nelas…

Leia também:  Conheça 6 benefícios da música para sua saúde

3. Não há idade específica para rugas e manchas aparecerem

Algumas pessoas podem apresentar mais cedo essas marcas. Assim, os dermatologistas recomendam que a região receba cuidados preventivos a partir dos 25 anos, pelo menos.

E nem precisa ser um creme anti-idade, que tem pouco efeito nessa faixa etária. Opte por hidratantes com antioxidantes como a vitamina C – não em grandes concentrações, vale dizer.

4. Cremes para o rosto não devem ser utilizados perto dos olhos

Certos ácidos e outros compostos dos hidratantes faciais e produtos de limpeza, como álcool, são potentes demais para a derme sensível do local. O ideal é usar loções específicas e aprovadas por oftalmologistas.

5. O sol faz estragos até maiores ali

Até 10% dos tumores de pele ocorre nas pálpebras, uma região menosprezada durante a aplicação do protetor. Sem contar que os raios solares provocam manchas e escurecimento embaixo dos olhos. O jeito é usar protetores específicos e os bons e velhos óculos escuros.

Leia também:  Estudos indicam que antidepressivos funcionam e podem solucionar um dos maiores debates da medicina

6. Os olhos ficam mais fundos no decorrer da vida

Não dá para cravar uma idade, mas, com o passar dos anos, o corpo passa a reabsorver as bolsinhas de gordura que sustentam a pele do rosto. Esse processo e a perda de massa óssea, que se intensifica a partir dos 40 anos, dão a impressão de que o olho está mais afundado. O processo é acelerado por um estilo de vida regado à cigarro, sol, estresse e maus hábitos.

7. A loção micelar está liberada

Esse produto, que faz sucesso nas prateleiras das farmácias, é recomendado pelos médicos pois sua formulação exclui componentes que podem irritar a derme, como álcool, sabão e parabenos. Também chamada de água micelar, ela tonifica e limpa os arredores, e pode ainda ser uma alternativa para tirar a maquiagem — o que nos leva ao próximo ponto.

8. Alguns demaquilantes estão proibidos, assim como dormir de maquiagem

Lenços demaquilantes e removedores mais oleosos não devem ser aplicados na área, pois podem irritar os olhos. Mas dormir de maquiagem também faz mal! Se não tiver um produto específico por perto, vá de água e algodão.

Leia também:  Resumo de novelas desta terça-feira (20)

9. Os olhos denunciam quando algo está errado

Por causa da estrutura delicada, a região está sujeita a reações alérgicas e outras irritações provocadas pelo uso inadequado dos cosméticos. Fique atento à vermelhidão, coceira, ardência e descamação.

10. Nem todo tratamento estético ali é invasivo

Se você está incomodado rugas, olheiras ou outras manchas, converse com seu dermatologista. Há literalmente dezenas de opções de tratamento para essas questões e várias não envolvem agulhas.

Só se certifique de ser atendido por um profissional de confiança, porque há procedimentos contraindicados, como alguns tipos de peeling. Você tem, afinal de contas, o direito de dar uma renovada no visual, se assim quiser!

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.