Agora MT Mundo Ex-ministro chinês é condenado à prisão perpétua por aceitar propinas
MUNDO

Ex-ministro chinês é condenado à prisão perpétua por aceitar propinas

Da redação com G1
VIA

Imagem: chines
Sun Zhengcai, ex-ministro da Agricultura da China e antigo secretário-geral do Partido Comunista (PCCh) (Foto: Wang Zhao / AFP Photo)

Um antigo membro do alto comitê do Partido Comunista da China (PCC), Sun Zhengcai, que chegou a ser considerado como uma figura emergente do país, foi condenado à prisão perpétua por suborno e se tornou a vítima mais recente de uma campanha de combate à corrupção iniciada pelo presidente Xi Jinping.

Sun Zhengcai foi declarado culpado de aceitar o total de 170 milhões de iuanes (US$ 26,7 milhões) em subornos, informou o Primeiro Tribunal Popular Intermediário de Tianjin em seu site.

A sentença também determina o confisco total dos bens de Sun Zhengcai e a restituição dos ganhos ilegais.

Antes de cair em desgraça, Sun Zhengcai, 54 anos, era o membro mais jovem do comitê político do PCC e considerado um possível candidato ao Comitê Central permanente da direção do partido, integrado por sete membros e que concentra o poder na China.

Para muitos, se perfilava ainda como o sucessor do presidente Xi Jinping.

Durante o processo, que aconteceu em 12 de abril, Sun se declarou culpado e disse estar “arrependido”. Segundo a acusação, Sun aceitou ao longo de sua carreira dinheiro e presentes em troca da ajuda para o acesso a cargos públicos e contratos.

O tribunal destacou que a pena foi “indulgente” diante da disposição do réu de colaborar com a investigação.

Segundo a sentença, as ações de Sun Zhengcai “prejudicaram gravemente o funcionamento normal das organizações nacionais e a integridade da conduta de funcionários públicos”.

Outro condenado em 2013

Sun foi o primeiro membro do Comitê Político a ser objeto de uma investigação por corrupção nos últimos cinco anos, desde a caída em desgraça de Bo Xilai, na época um potencial adversário de Xi Jinping.

Bo Xilai foi condenado em 2013 também à prisão perpétua.

Sun Zhengcai ocupava precisamente a mesma posição de Bo Xilai na direção de Chongquing, a quarta maior cidade da China e uma importante metrópole industrial do sudoeste.

A nomeação de Sun para o cargo tinha como objetivo de apagar a influência de Bo Xilai.

Mas no ano passado, supervisores do partido responsáveis pela disciplina criticaram Sun por não ter cumprido sua missão. Sua queda aconteceu poucos meses depois.

Cruzada contra a corrupção

A cruzada contra a corrupção iniciada por Xi em 2012 segue seu curso e desde então um milhão e meio de altos funcionários foram depostos, segundo número oficiais.

Mas alguns suspeitam que Xi utiliza esta cruzada para neutralizar seus adversários.

A Assembleia Nacional do Povo ampliou esta campanha recentemente ao criar uma comissão de supervisão nacional.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas