Agora MT Mundo Fortes tempestades com risco de furacão deixa Flórida em estado de emergência
MUNDO

Fortes tempestades com risco de furacão deixa Flórida em estado de emergência

Da redação com R7
VIA

Imagem: Chuva
Alerta de tempestade- Foto: Ilustrativa

Os estados norte-americanos do Alabama, da Flórida e do Mississipi declararam, nessa segunda-feira (28), estado de emergência por causa da chegada da tempestade subtropical Alberto.

As fortes chuvas afetam também o oeste da Geórgia e a Carolina do Norte.

Dois repórteres de uma emissora local da Carolina do Sul morreram por causa dos ventos trazidos pelo fenômeno, quando estavam em uma rodovia e um carro atingiu o veículo em que viajavam. Alberto é a primeira tempestade de grande porte a atingir o país neste verão.

O Centro Nacional de Furacões de Miami informou, na noite de ontem, que Alberto estava centrado sobre o Golfo do México, na Flórida, com ventos de até 70 quilômetros por hora (km/h).

A preocupação do governo local era com os moradores e visitantes que estavam deixando as praias do estado, após o feriado prolongado dessa segunda-feira (Memorial Day).

Na Flórida, pelo menos 2.600 moradores ficaram sem energia no noroeste do estado. A chuva e o vento já afetavam estados vizinhos no fim da tarde de ontem.

Na Carolina do Sul, dois funcionários da WYFF, uma estação de tv local, foram atingidos Segundo a emissora, o repórter Mike McCormick e o repórter cinematográfico Aaron Smeltzer viajavam a trabalho, quando uma árvore caiu sobre o veículo da empresa.

No Alabama, a governadora Kay Ivey pôs em alerta 40 condados. A Guarda Nacional do Estado está preparada para resgates em caso de inundações.

Equipes de resgate também já estão de sobreaviso no Mississipi, segundo o governo local.

Temporada de furacões

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, a sigla em inglês) divulgou, na semana passada, uma previsão de furacões para este ano. A estimativa é de 10 a 16 tempestades, com cinco a nove furacões.

Além disso, de acordo com a estimativa, um a quatro furacões poderão ser de grande porte, com ventos de até 170 km/h. Se as previsões forem confirmadas, segundo o órgão, a temporada de furações no Atlântico pode ser ainda mais intensa que a do ano passado.

Entre agosto e outubro de 2017, países do Caribe e do Sul dos Estados Unidos enfrentaram três furacões de grande porte: Harvey, Irma e Maria.

Cientistas divulgaram, no ano passado, um estudo em que relacionam o surgimento de furacões mais potentes às mudanças climáticas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas