- Foto : Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO
Lançamento da campanha Maio Lílas em Rondonópolis – Foto : Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

O Ministério Público do Trabalho de Rondonópolis, realizou na tarde desta segunda-feira (28), as 13h, no auditório da OAB, o lançamento da campanha “Maio Lilás”. A campanha visa promover o princípio da liberdade sindical, no sentido de ser um meio capaz de propiciar aos trabalhadores condições de vida e trabalho com dignidade.

O mês de maio foi escolhido por se comemorar o Dia do Trabalho e a cor lilás em homenagem às 129 trabalhadoras que foram mortas queimadas vivas no dia 8 de março de 1857, em um fábrica de tecidos em Nova York (EUA), após reivindicarem salário igualitário ao do homem.

- Foto : Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO
Procurador do Trabalho Elcimar Rodrigues Reis Bitencourt – Foto : Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

De acordo com o doutor Elcimar Rodrigues Reis Bitencourt, Procurador do Trabalho, a campanha aborda a importância da união dos trabalhadores. “Coincidentemente nós estamos aqui hoje para falar dos trabalhadores em defesa dos direitos trabalhista e ao mesmo tempo está ocorrendo uma manifestação nacional dos caminhoneiros, que lutam por melhores condições de vida. O Maio Lilás veio para falar exatamente sobre a importância da união dos trabalhadores, unidos são mais fortes”, explica.

A campanha “Maio Lilás” acontece desde 2017 para conscientizar a sociedade da importância da união e participação pacífica dos trabalhadores e trabalhadoras em atos coletivos para defesa de seus direitos.

Ainda segundo o procurador, neste ano, o MPT lembra que a campanha tem especial relevância em razão das mudanças nas relações de trabalho promovidas pela lei da reforma trabalhista.

Imagem: MPT em quadrinhos
Revista em quadrinhos fala sobre os sindicatos – Foto : Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

O “Maio Lilás” também possui edição especial da revista “MPT em quadrinhos” sobre sindicatos.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.