Agora MT Destaques O que é intervenção militar? Entendendo Direito
GREVE CAMINHONEIROS

O que é intervenção militar? Entendendo Direito

A intervenção militar que os manifestantes querem não está na Constituição

Por Hélio Fialho
VIA

Imagem: Manifestação caminhoneiros O que é intervenção militar? Entendendo Direito
Militares na manifestação em Rondonópolis – Foto: Ricardo Costa / AGORA MATO GROSSO

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, meu povo sofrido, com pouca gasolina, em breve se nada mudar, com pouco alimento.

A poucos dias vem aumentando na nossa cidade o apoio a uma reivindicação dos caminhoneiros, a intervenção militar, aqui não discutiremos se devemos ser contra ou a favor, aqui discutiremos como se faz ou faria a dita intervenção.

Durante a carreata que houve em Rondonópolis para apoiar a ideia, me aproximei de algumas pessoas que estavam se preparando para sair em defesa da intervenção, todos organizados, disciplinados, ouvindo um líder falar, tinham um plano de ação, uma rota, dava gosto de ver.

Ao perguntar o que estava acontecendo, me falaram sobre a “nova” fórmula de salvar o Brasil, e que com o apoio dos caminhoneiros agora tudo daria certo.

Não demorou muito, minha editora me ordenou a pauta (sobre o que eu devia escrever), ela só tinha feito isso duas vezes, sempre me dá liberdade para eu escrever o que eu quiser, então o assunto é mesmo sério, pensei.

Essa coluna é para você entender o direito do seu dia a dia, sem palavras difíceis, então vamos começar pela análise do direito envolvido com a intervenção militar, que parte dos caminhoneiros querem e parte da população também.

Existe um artigo que prevê a intervenção federal na nação, digo isso porque no país, cada tipo de administração eleita deve ser livre para comandar desde que não ofenda a Constituição Federal e assim por diante.

Então o presidente é livre para administrar desde que não afronte a Constituição Federal, o governador é livre para administrar desde que não afronte a Constituição Federal (do estado que o governador administra), e o prefeito é livre para administrar desde que não afronte a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do município.

Então enquanto o governador não desobedecer a Constituição Federal e Estadual, o presidente não pode intervir no Estado, enquanto o prefeito não desobedecer a Constituição Federal,  Estadual e a lei orgânica do município, o governador não pode intervir no município.

Diz assim o artigo 34 da Constituição Federal:

A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

I –  manter a integridade nacional;

II –  repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;

III –  pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;

IV –  garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;

V –  reorganizar as finanças da unidade da Federação que:

Mas olha que sem graça todas essas intervenções ai seriam feitas pelo próprio presidente, e como os caminhoneiros podem ser considerados facilmente como comprometedores da ordem pública, adivinha em quem o exército vai “descer o sarrafo”?

Bem a intervenção militar que vocês querem não está na Constituição e para falar a verdade é crime militar, e só se justifica quando as próprias forças armadas pensam que a sociedade civil não pode salvar a si mesmo de um inimigo estrangeiro infiltrado corrompendo o país.

Não vim aqui falar para vocês serem contra ou a favor, vim explicar como funciona.

Para os militares tomarem o poder via intervenção militar sem ser por ordem do presidente, eles têm que ter o apoio de toda a sociedade, da mídia, do STF, do parlamento, porque eles estariam cometendo um crime militar.

Além disso, o planejamento militar tem que ser muito grande, a última vez que eles fizeram isso no Brasil foi em 1964, e eles planejaram de 1962 até o dia da tomada do poder, ou seja, 2 anos de intenso planejamento até a intervenção.

Não é como as pessoas pensam, sair por aí em cima de um blindado, convocando o apoio dos policiais militares, prendendo os políticos, e está feita a intervenção militar, esse seria só o 1º dia.

Depois teria que haver o dia dois. Qual seria 1ª ordem com os militares no poder?

Como fariam com os partidos políticos?

Que tipo de liberdade os juízes teriam? O que fariam com a Constituição, como explicariam no exterior o que aconteceu?

Quem guiaria a política econômica? Que tipo de liberdades civis seriam permitidas?

Já viram que tomar o poder para o exército e forças armadas é a coisa mais “mamão com açúcar “ que existe, eles tomariam o poder em menos de 24h, mas já se perguntaram porque os generais não querem isso?

Porque tomar o poder é uma coisa, e administrar é outra e eles nunca fazem nada de forma apressada e amadora.

Para não falar que eu só apresento problemas e não soluções, deixo aqui em linhas simples a solução:

O Brasil precisa agora de intervenção popular, saiam as ruas, vá nas concentrações dos caminhoneiros, leve para eles comida, dinheiro, ajuda, isso sim muda o Brasil para agora.

Intervenção militar até poderia ser uma solução (último caso, contra inimigo externo), mas o que pode mudar mesmo esse Brasil é a intervenção popular.

 

 

Relacionadas

Pedestre fica ferido após ser atropelado por motociclista no Residencial Granville

Um pedestre de 29 anos ficou ferido após ser atropelado por um motociclista enquanto caminhava na rua Alcioneide Galvan Speranza, na manhã deste sábado...

Polícia Militar e PRF apreendem 300 quilos de drogas escondidos em caminhão

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de 300 quilos de drogas, entre substâncias como pasta base de cocaína...

Sema capacita técnicos ambientais sobre manejo em áreas úmidas em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) firmou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a realização do curso de...

Dupla suspeita de roubar carro e fazer refém morre em confronto com a Força Tática

Dois homens morreram em confronto com a Força Tática, no Bairro Coophema, em Cuiabá-MT, nesta segunda-feira (15). Segundo informações, a dupla roubou um carro...

Fiscalização da Lei Seca prende motoristas com carro roubado, drogas e mandado de prisão em aberto

A Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (13.04), na Avenida Couto Magalhães, área central de Várzea Grande, levou à prisão 12 motoristas. Quatro...

Avós salvam criança de 2 anos de ataque de pitbull

Uma criança de 2 anos foi salva pelos avós de um ataque de um cachorro pitbull nesta semana, no bairro Santa Terezinha, em Cuiabá-MT....

Empresário do ramo de joalheria é preso por furto qualificado e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande, realizou na quinta-feira (11), a prisão de dois...

Jovem é executado na casa de namorada e suspeito é preso

Um jovem identificado como Elisson Natan Nunes Ramos, 20 anos, morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo e por golpes de...

Proprietário de frigorífico clandestino de peixes é autuado por crimes ambientais

O proprietário do estabelecimento comercial, que funcionava como abatedouro e frigorífico ilegal de pescado, alvo de uma operação conjunta deflagrada pela Polícia Civil, Vigilância...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas