Agora MT Mundo Altas temperaturas na Europa fortalecem as tempestades tropicais
MUNDO

Altas temperaturas na Europa fortalecem as tempestades tropicais

Da redação com G1
VIA

Turistas tomam sol em frente a Catedral de Berlim - Foto: AP Photo/Gero Breloer
Turistas tomam sol em frente a Catedral de Berlim – Foto: AP Photo/Gero Breloer

A Organização Mundial da Meteorologia (OMM) anunciou nesta sexta-feira (8) que o mês de maio na Europa foi o mais quente desde que há registros e alertou que o aumento das temperaturas tem um efeito devastador nos oceanos e um impacto direto nas tempestades tropicais.

Nesta sexta-feira, dia em que é comemorado o Dia Mundial do Oceano, a porta-voz da OMM, Clare Nullis, alertou em entrevista coletiva que o aumento das temperaturas afeta não só a terra, mas também os mares e portanto as pessoas.

“Maio de 2018 foi o maio mais quente desde que há registros na Europa. Sentimos o calor na terra, mas o oceano sente muito mais, dado que acumula 90% do calor excessiva expulso pelos gases do efeito estufa e absorve um quarto do dióxido de carbono lançado na atmosfera”, explicou Nullis.

“O oceano atua como um protetor para evitar que haja temperaturas ainda mais altas na atmosfera mas isto tem um preço “, acrescentou.

Entre as consequências citadas estão uma redução da qualidade da água, que destrói corais, ou que haja ondas de calor marinho “que terão um impacto direto nas pessoas que sobrevivem dos recursos marítimos”.

E especificamente citou o aumento na intensidade das tempestades tropicais.

“O calor do oceano dá energia às tempestades tropicais. Vimos os efeitos devastadores da temporada de furacões em 2017 e provavelmente veremos também na temporada de furacões desta estação”, ressaltou.

Nullis acrescentou, além disso, que a evaporação derivada do calor provoca um aumento na umidade e isto faz com que as chuvas serem mais intensas, aumente o nível do mar e haja inundações nas zonas litorâneas “com impactos negativos em diversos países no mundo”, concluiu.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas