Agora MT Mundo Após décadas de proibição mulheres são autorizadas andar de moto na Arábia...
MUNDO

Após décadas de proibição mulheres são autorizadas andar de moto na Arábia Saudita

Da redação com G1
VIA

A saudita Doaa Bassem se prepara para aula de pilotagem de motos em Al Khobar, na Arábia Saudita - Foto: Hamad I Mohammed/Reuters
A saudita Doaa Bassem se prepara para aula de pilotagem de motos em Al Khobar, na Arábia Saudita – Foto: Hamad I Mohammed/Reuters

As mulheres da Arábia Saudita se preparam para assumir os volantes de carros e também pilotar motocicletas pelo país. Depois de décadas de vigência, a proibição para mulheres conduzir veículos no país termina em 24 de junho.

“Graças a Deus, a lei que nos permite sentar ao volante foi emitida. Claro que estivemos esperando por esse momento por muito tempo e não podíamos imaginar que ele chegaria. Foi nossa chance”, explica Dua’a Al-Omar, que está praticando treinamento de pilotagem em motocicletas.

As primeiras habilitações para as mulheres foram emitidas durante este mês na Arábia Saudita e isso pode impulsionar o mercado de veículos do país. A expectativa é que cerca de 9 milhões de mulheres possam se tornar novas motoristas ou motociclistas.

“Eu tive a paixão por motocicletas desde que fui apresentada à Harley-Davidson em 2014. Naquela época, a única maneira para estarmos em uma motocicleta era no assento do passageiro. Nós podíamos curtir mas não com as mãos no guidom”, afirma Dua’a Al-Omar.

Fim da proibição
Em setembro passado, o rei Salman decretou o fim do veto a mulheres na direção, que foi mantido por décadas pelos governos muçulmanos mais conservadores.

No entanto, o príncipe Mohammed bin Salman, de 32 anos, é o verdadeiro rosto da revolução social no país e mostra que os jovens estão conseguindo exercer alguma influência.

Para Abdulgader, o dia 24 de junho será marcado por comemoração. “Quero ir à casa da minha mãe e levá-la para um passeio. É o meu plano. Só eu e minha mãe, ninguém mais”, diz.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas