Agora MT Esportes Com tempo record, pole position na Áustria fica para Bottas
ESPORTES

Com tempo record, pole position na Áustria fica para Bottas

FONTE
VIA

Imagem: Valtteri Bottas
Foto: divulgação

A expectativa para o treino classificatório para o GP da Áustria neste sábado era que a briga pelo campeonato se repetisse na luta pela pole position neste sábado. Mas Valtteri Bottas não quis saber e repetiu o feito do ano passado, conseguindo a pole position. Desta vez, o finlandês cravou 1min03s130, novo recorde da pista.

Lewis Hamilton bem que tentou, mas ficou a 0s019 de seu companheiro, configurando a dobradinha da Mercedes na primeira fila.

A segunda fila também foi dominada por uma equipe, com Sebastian Vettel à frente de Kimi Raikkonen.

Já na terceira linha, não houve predomínio de um time, com Max Verstappen tendo ao seu lado Romain Grosjean, da Haas. Daniel Ricciardo teve que se conformar com o sétimo posto.

O Treino
Pouco antes do início da classificação, foi confirmado que Charles Leclerc perderia cinco posições no grid, devido a uma troca de câmbio.

Q1

No início da sessão, Hamilton fez 1min04s294, ficando à frente da tabela de tempos. Vettel veio apenas 0s053 mais lento, seguido de Bottas e Raikkonen.

Mas o finlandês da Mercedes não deixou barato e superou seu companheiro de equipe com 1min04s175. Max Verstappen era o quarto colocado após sua primeira tentativa.

Pouco depois da metade do Q1, Hamilton retomava a liderança, com 1min04s080.

Apenas os carros da Ferrari estavam com o composto supermacio, em comparação aos rivais, que optaram pelo ultramacio.

No final, Grosjean ‘roubou’ o quarto posto de Verstappen e Vettel era apenas o sexto.

Ficaram pelo caminho: Vandoorne, Pérez, Sirotkin, Hartley e Ericsson.

Q2

Os carros da Mercedes chegaram ao Q2 com pneus supermacios e os da Ferrari com ultramacios. Mesmo com o composto mais rígido, Hamilton cravou 1min03s577, quebrando o recorde da pista, seguido de Bottas, Vettel e Raikkonen.

Os carros da Red Bull também tinham supermacios, mas não tiveram bom rendimento, com Verstappen em quinto e Ricciardo em nono, após as primeiras tentativas.

Nos segundos finais, Vettel fez 1min03s544, terminando o segundo estágio da sessão à frente.

Os eliminados do Q2 foram: Ocon, Gasly, Leclerc, Alonso e Stroll.

Q3

A expectativa para o Q3 era se a pole ficava com Hamilton ou Vettel, com ambos calçando pneus ultramacios. Coincidentemente, os 10 carros que fizeram parte da decisão eram de cinco equipes: Mercedes, Ferrari, Red Bull, Renault e Haas.

Na primeira tentativa, Bottas fez 1min03s264, novo recorde do Red Bull Ring. Raikkonen, Hamilton, Verstappen, Ricciardo e Vettel vinham logo a seguir. Logo depois, Grosjean aparecia na quarta posição.

Na última tentativa dos pilotos, Bottas melhorou ainda mais sua marca, com 1min03s130, novo recorde da pista. Hamilton configurou o 1-2 da Mercedes com a segunda posição, e a dupla da Ferrari veio logo a seguir, com Vettel e Raikkonen. Verstappen e Grosjean formarão a terceira linha.

O GP da Áustria acontece neste domingo, às 10h10, horário de Brasília.

*Conteúdo do br.motorsport.com 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas