Agora MT Esportes Copa do Mundo Coutinho e Neymar marcam no final do segundo tempo e Brasil vence...
COPA DO MUNDO

Coutinho e Neymar marcam no final do segundo tempo e Brasil vence a Costa Rica

Da redação com O Dia
VIA

Coutinho e Neymar - AFP
Coutinho e Neymar – AFP

Foi sofrido, foi dramático, com direito a pênalti anulado pelo árbitro de vídeo, mas com dois gols nos acréscimos, de Philippe Coutinho e Neymar, o Brasil venceu a Costa Rica por 2 a 0, no Estádio de São Petersburgo e respira mais aliviado no Grupo E da Copa do Mundo, com quatro pontos. Após uma péssima atuação no primeiro tempo contra uma forte retranca, a Seleção melhorou bastante com a entrada de Douglas Costa na segunda etapa, criou inúmeras chances, parou no goleiro Navas, na má pontaria e, mesmo assim, poderia ter sido menos sofrido se a arbitragem não tivesse anulado uma falta no camisa 10 pela TV.

Neymar, inclusive, foi um caso à parte nesta partida. Com dores no tornozelo direito, desde o início mostrou mobilidade muito inferior ao normal. Apresentou-se para o jogo e foi mal boa parte dos lances. Uma dura entrada sofrida no outro tornozelo piorou ainda mais. O camisa 10 tinha muitas dificuldades para sair da marcação. Mesmo assim, criou algumas chances, errando nas finalizações. Tornou-se personagem do jogo ao sofrer um pênalti aos 32 minutos, após boa arrancada de Douglas Costa.

Neymar já estava pronto para bater quando o árbitro de vídeo entrou em ação após toda a polêmica na partida contra a Suíça. E novamente a tecnologia jogou contra a Seleção. Ao rever o lance pela TV, o árbitro holandês Bjorn Kuipers considerou que o camisa 10, que exagerou ao abrir os braços ao ser tocado pelo costarriquenho quando dava o drible, cavou o pênalti.

Irritação geral, principalmente de Neymar, que recebeu cartão amarelo por reclamação e ficou nervoso. Chegou até a discutir e xingar um adversário. Apesar de tudo, acabou que o camisa 10 brasileiro saiu chorando de campo, mas de felicidade. Só que antes, foi muito sofrimento.

Pressionada pelo empate na estreia, a Seleção começou num ritmo muito lento. Com exceção de um chute de Coutinho, para fora, os primeiros 20 minutos foram tudo o que a Costa Rica queria. Com uma linha de cinco jogadores na defesa e mais quatro de apoio, os costarriquenhos se fecharam na entrada da área em busca do contra-ataque, criando a melhor chance do primeiro tempo. Após boa jogada na linha de fundo de Venegas, Borges apareceu sozinho para chutar, mas pegou mal na bola.

Sem criatividade para furar a forte marcação, o Brasil só começou a acelerar o ritmo de jogo após 20 minutos e, então, passou a dominar as ações, sem conseguir entrar na área adversária. Praticamente todos os chutes foram de longe e sem perigo. Tanto que a primeira finalização no gol de Navas foi aos 40, com Marcelo, sem trabalho para o goleiro. Gabriel Jesus chegou a marcar, aos 25, mas estava impedido. Neymar desperdiçou a melhor chance brasileira, ao ser lançado dentro da área e errar no domínio, o que facilitou a saída de Navas.

Também pesou para o Brasil a má atuação de quase todos os jogadores ofensivos, ainda abusando de jogadas pela esquerda. Willian seguiu muito isolado pela direita e errou bastante (Fagner, que substituiu o machucado Danilo até apareceu, mas produziu pouco).

Para dar mais agressividade ao ataque, Tite sacou Willian e colocou Douglas Costa. A mudança fez efeito imediato e o Brasil começou o segunto tempo de maneira bem diferente. Em apenas quatro minutos Gabriel Jesus cabeceou no travessão e, no rebote, Paulinho fez boa jogada e Coutinho só não marcou porque a bola bateu no zagueiro. A partir daí Navas passou a aparecer. Primeiro em grande defesa no chute de Neymar, depois em finalizações de Coutinho e duas de Casemiro.

O Brasil jogava muito melhor e conseguia trocar passes e encontrar espaços. E, principalmente, não jogou apenas pela esquerda. Com Douglas Costa bem, o lado direito brasileiro cresceu. A Costa Rica só pensava em se defender e não deu um chute. O único susto que a Seleção teve foi numa bola cruzada que os jogadores costarriquenhos não conseguiram finalizar.

Com o passar do tempo, a partida ganhou contornos dramáticos, ainda mais com o pênalti anulado. Satisfeita com o empate sem gols, a Costa Rica passou a fazer cera, com jogadores caindo a todo instante para deixar o tempo passar. No desespero, o Brasil foi pressionando, errando nas finalizações, e somente aos 46 minutos abriu o placar: Firmino, que entrou no lugar de Paulinho, escorou de cabeça, Gabriel Jesus não dominou e Coutinho apareceu para chutar de bico. Na comemoração, Tite chegou a cair enquanto corria.

Gol do alívio, que deixou o Brasil mais leve e ainda deu tempo de Douglas Costa receber na área e cruzar para Neymar chutar de primeira e fazer o segundo gol, que confirmou a vitória, a primeira na Copa da Rússia, aos 52.

O Brasil volta a jogar na próxima quarta-feira contra a Sérvia. A partida acontece às 15 horas. Mesmo dia e hora de Suíçax Costa Rica.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas