Agora MT Destaques É obrigatório pagar o INSS | Entendendo Direito
CONTRIBUIÇÃO

É obrigatório pagar o INSS | Entendendo Direito

Por Hélio Fialho
VIA

Imagem: PREVIDENCIAL SOCIAL
Foto: reprodução / ilustrativa

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, povo vendedor do Mato Grosso, sou muito grato pela paciência com que vocês voltam aqui, coluna após coluna, semana após semana.

Hoje falaremos sobre algo que está na mente de muito de nós de forma subconsciente e até mesmo pessoas cultas não sabem, sobre a aposentadoria e sua contribuição.

Eu mesmo vou confessar um pecado, mesmo depois de já ser advogado, não tinha estudado o suficiente o sistema previdenciário brasileiro, (um conjunto de leis que aposentam e cuidam de pessoas que não podem mais cuidar de si mesmas) e tinha uma impressão equivocada sobre a contribuição previdenciária.

Minha impressão era a seguinte, posso me aposentar sim, desde que eu contribua com o INSS, mas se eu não quiser, porque confio em mim mesmo, posso não pagar o INSS e tudo bem, apenas não me aposentarei.

Não é bem assim, estava no meu primeiro ano de advocacia e descobri que existem no sistema previdenciário dois tipos de contribuintes: Os obrigatórios e os facultativos.

Os facultativos são pessoas entre 16 e 18 anos que decidem contribuir para o sistema de aposentadoria porque querem contribuir, querem participar.

E existe o contribuinte obrigatório, que são os demais, o empregado, o prestador de serviço, o empregado doméstico etc.

No Direito previdenciário, o Direito que trata das aposentadorias há um princípio, uma ideia central que a maioria de nós não percebemos:

Obrigatoriedade da contribuição, sendo o sistema previdenciário pautado pela universalidade de atendimento, nenhuma pessoa que exerça trabalho remunerado pode ficar isenta de contribuir com parcela de seus ganhos, seja este trabalhador vinculado à iniciativa privada ou ao serviço público.

Isso para mim foi chocante, pensava que se eu quisesse eu contribuía, se eu não quisesse, não contribuía com o INSS e apenas não me aposentava.

Então recapitulando todos que ganham dinheiro de alguma forma tem que contribuir com o INSS, e quem não contribui comete uma irregularidade tributária, e ainda pode ter que pagar multa de 75% a 225% sobre o valor devido.

Acontece que a Receita Federal nunca foi muito de ir atrás e cobrar essas contribuições e elas acabavam caducando, mas ultimamente a Receita tem começado a cobrar, e isso vai acabar chegando no Mato Grosso em algum momento.

Os principais alvos da Receita agora são os profissionais liberais de renda um pouco mais alta, que o restante da população, como médicos, advogados, engenheiros etc, como normalmente essa população declara imposto de renda, a Receita vai cobrar, porque essas pessoas não pagaram suas contribuições previdenciárias obrigatórias.

Se é o seu caso, vale a pena falar com seu contador e traçar um plano para quitar essa dívida ou mesmo arriscar que ela caduque.

A base para cobrar essas contribuições está na lei Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

Sei que a notícia não é boa, mas melhor saber agora do que esperar para ser notificado pela Receita Federal, fique atento e fale com um profissional contábil da sua confiança.

 

Relacionadas

Presidente do União Esporte Clube é internado na UTI após infarto

O Presidente do União Esporte Clube, Reydner Souza, foi internado na manhã desta segunda-feira (25), em Rondonópolis-MT, após sentir um mal-estar e fortes dores...

Operação apreende R$ 190 mil em medicamentos de farmácia usada em lavagem de dinheiro do tráfico

A Operação Follow the Money, deflagrada nesta semana pela Polícia Civil para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas...

PM resgata duas pessoas e prende quatro por trabalho análogo à escravidão e crime ambiental

Quatro pessoas foram presas, na sexta-feira (22), por policiais militares do 11º Batalhão, suspeitos por trabalho análogo à escravidão, maus-tratos, ameaça e crime ambiental,...

Patrulha Rural prende suspeito de violência doméstica e apreende armas

Policiais militares da Patrulha Rural de Água Boa prenderam um homem de 41 anos por violência doméstica no final da noite da última terça-feira...

Homem é preso após jogar arma de fogo e munições em telhado

Um homem de 38 anos foi preso pela Força Tática pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, neste domingo (24), no bairro...

PC desarticula ponto de venda de entorpecentes e prende traficante com 76 porções de drogas

Um traficante foi preso e drogas apreendidas pela Polícia Civil em uma casa, na cidade de Guarantã do Norte-MT, usada como ponto de venda...

Nível do Rio Vermelho sobe em Rondonópolis e região do Miau fica alagada

Desde o último sábado (23), Rondonópolis-MT ‘trocou’ o calor extremo por um clima mais ameno, já são quatro dias seguidos de chuvas. Junto a...

Polícia Civil prende homem que extorquiu e estuprou idosa durante roubo em Tangará da Serra

Um homem que agrediu, estuprou e extorquiu uma mulher de 68 anos foi preso pela Polícia Civil, no domingo (24), após ser identificado em...

Principal envolvido em execução de sargento tinha passagens criminais e era de Rondonópolis

O homem identificado como Graciel da Silva Muniz, 29 anos, que morreu em confronto com os policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), era...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas