Agora MT Mundo Fluxo de lama de vulcão deixa comunidades ilhadas em Guatamala
MUNDO

Fluxo de lama de vulcão deixa comunidades ilhadas em Guatamala

Da redação com G1
VIA

Vapor sobe de terreno devastado em San Miguel Los Lotes, na Guatemala - Foto: Rodrigo Abd / AP Photo
Vapor sobe de terreno devastado em San Miguel Los Lotes, na Guatemala – Foto: Rodrigo Abd / AP Photo

O forte e poderoso fluxo de lama que desceu na quinta-feira (14) pelas bordas do Vulcão de Fogo da Guatemala, devido às intensas chuvas, deixou cerca de 10 comunidades isoladas.

O porta-voz da Coordenadoria Nacional para Redução de Desastres, David de Leon, afirmou que as comunidades de Morelia, Panimache I, Panimache II, Santa Sófia, El Porvenir, Yucales e Sangre de Cristo, todas de Yepocapa, departamento de Chimaltenango, ficaram isoladas. Na mesma situação estão os moradores de Siquinalá, departamento de Escuintla, La Rochela, Ceylan e San Andrés Osuna, onde a instituição enviará “máquinas para realizar trabalhos de habilitação da passagem”.

As dimensões deste material vulcânico, chamado “lahar”, pastoso e com blocos de até três metros de diâmetro que arrasta troncos e galhos de árvores em sua passagem, são de 30 e 45 metros de largura por 3 metros de altura, um tamanho que provoca vibrações do solo durante sua passagem.

Por conta da última erupção do Vulcão de Fogo, no último dia 3, que deixou pelo menos 110 mortos, quase 200 desaparecidos e mais de 1,7 milhão de pessoas afetadas, os lahares são quentes e emitem cheiro de enxofre e fortes vapores pelas altas temperaturas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas