28 de outubro de 2020
Mais
    Capa Entretenimento Música e Cultura Fundo de Quintal comemora 40 anos com samba para incentivar o Brasil
    COMEMORAÇÃO

    Fundo de Quintal comemora 40 anos com samba para incentivar o Brasil

    A gravação de Balança Brasil embute citação instrumental do Hino Nacional Brasileiro

    Referência de samba feito na cidade do Rio de Janeiro (RJ) ao longo da década de 1980, o Fundo de Quintal festeja 40 anos em 2018 de olho no lance da Copa da Rússia. Reforçando a tabelinha entre música e futebol, recorrente na indústria pop em épocas de Copa do Mundo, o grupo põe em campo um single com o inédito samba Balança Brasil, composto pelo membro fundador Sereno em parceria com André Renato.

    A gravação de Balança Brasil embute citação instrumental do Hino Nacional Brasileiro (Francisco Manuel da Silva, 1822) e evidencia a cozinha azeitada que anima os quintais do país há 40 anos.
    Foi em 1978 que, levado para os estúdios de gravação por Beth Carvalho, o grupo Fundo de Quintal começou a migrar para a linha de frente do samba. No emblemático álbum De pé no chão, gravado e lançado naquele ano de 1978, a cantora carioca apresentou ao Brasil um samba em esquema novo – tal como o então recém-criado grupo carioca vinha tocando em pagodes feitos na quadra do bloco carnavalesco Cacique de Ramos.

    Entraram na roda instrumentos como o banjo (criado por Almir Guineto, integrante da formação original do Fundo de Quintal, com Mussum), o tantã (idealizado por Sereno) e o repique-de-mão (inovação feita com o toque de Ubirany).
    Decorridos 40 anos, a formação do Fundo de Quintal já perdeu vários bambas de peso como compositores, casos de Arlindo Cruz e Jorge Aragão, mas a cozinha do grupo continua exemplar, como atesta o single com a gravação do samba Balança Brasil. Até pelo fato de essa cozinha luxuosa incluir o exímio toque do pandeiro do fundador remanescente Bira Presidente.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS