Agora MT Brasil Governo brasileiro disponibiliza transporte para buscar crianças separadas dos pais nos EUA
BRASIL

Governo brasileiro disponibiliza transporte para buscar crianças separadas dos pais nos EUA

Da redação com G1
VIA

O presidente Michel Temer, durante declaração à imprensa ao lado do vice presidente dos Estados Unidos, Mike Pence - Foto: Cesar Itiberê/Presidência da República
O presidente Michel Temer, durante declaração à imprensa ao lado do vice presidente dos Estados Unidos, Mike Pence – Foto: Cesar Itiberê/Presidência da República

O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (26) que o governo brasileiro está disposto a “colaborar” com o transporte para o retorno de crianças brasileiras que foram separadas dos pais, flagrados ao tentar entrar de forma ilegal nos Estados Unidos.

Temer abordou o assunto em reunião com o vice-presidente dos EUA, Milke Pence, que está em visita ao Brasil. Após, em declaração à imprensa, ele informou o desejo de buscar as crianças, caso seja o interesse das famílias.

“Levantei com o vice-presidente Pence a questão dos menores brasileiros que se encontram separados de seus pais nos EUA. Disse que se trata de questão extremamente sensível para sociedade e governo brasileiros. Pedi sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias”, disse Temer.

“Eu assinalei até que nosso governo está pronto a colaborar no transporte dos menores brasileiros de volta ao Brasil, se esse for o desejo das famílias. As autoridades dos dois países continuarão em contato sobre esse tema”, completou Temer.

Na semana passada, o governo americano divulgou que havia, pelo menos, 49 crianças brasileiras em abrigos nos EUA. O Ministério das Relações Exteriores tem a expectativa de que nos próximos dias três crianças sejam liberadas para ficar com parentes.

O tratamento dado às crianças e aos pais preocupa Temer e outras autoridades brasileiras. A separação de crianças e pais flagrados na tentativa de entrar nos EUA faz parte da política de “tolerância zero” do governo de Donald Trump contra a imigração ilegal.

Mais cedo, antes da declaração de Temer, o embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, já havia dito que Temer está disposto a mandar “buscar” as crianças brasileiras nos Estados Unidos.

“Na reunião que houve no Planalto, [Temer] levantou [a questão] e o Pence disse que era compromisso de campanha americana, mas, dentro dos limites disso, que eles estariam prontos a trabalhar conosco”, disse Amaral em conversa com jornalistas.

“O presidente Temer disse que respeitava internamente a legislação americana, mas ele achava que, dentro dos limites e da vontade das famílias, ele estava inclusive disposto, se fosse necessário, a mandar buscar as crianças”, completou o diplomata.

Amaral ponderou, no entanto, que a decisão de trazer as crianças vai depender das famílias, porque pode ser que os pais prefiram que os filhos continuem em território americano. “Cada caso é um caso”, observou. Segundo ele, o consulado brasileiro tem notícia de 51 crianças em abrigos nos Estados Unidos.

Mike Pence
Pence também abordou a questão das crianças separadas das famílias em sua declaração à imprensa.

Segundo ele, o presidente Donald Trump tenta manter as famílias unidas, ao mesmo tempo em que trabalha para aplicar as leis americanas.

O vice-presidente declarou que o governo norte-americano irá trabalhar para reunir as famílias e as crianças, inclusive as brasileiras.

“Estamos trabalhando para reunir as famílias, inclusive famílias brasileiras que estão neste meio. Vamos fazer acontecer”, disse.

Efeito ‘cruel’
Após a declaração de Temer e de Pence, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse que o governo dos Estados Unidos está disposto a aplicar a legislação vigente no país que trata da imigração.

Para Nunes, o efeito da legislação dos Estados Unidos é considerado “cruel” pelo governo brasileiro, porque crianças foram separadas de suas famílias ao tentarem entrar no país.

“Os Estados Unidos têm a sua legislação e é preciso que as pessoas saibam que o governo dos Estados Unidos está disposto a aplicá-la. Tem esse efeito que nós consideramos cruel e estamos trabalhando para que as famílias possam encontrar os seus filhos, os filhos se encontrarem com os pais e aqueles que tenham condições de ficar nos Estados Unidos, que fiquem”, disse o ministro.

“As crianças que por ventura queiram ficar nos Estados Unidos, elas precisam ter autorização da justiça norte-americana e precisam ter alguém que possa acolhê-las. Algumas já estão em contato com seus parentes que vivem nos Estados Unidos. Na medida em que não tragam consigo nenhuma outra irregularidade migratória, podem ficar lá”, concluiu Nunes.

Relacionadas

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores...

Falta de acesso à água potável atinge 33 milhões de pessoas no Brasil

No Brasil, cerca de 33 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável, segundo dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil. O dado chama...

Brasil e França negociam uso de combustível nuclear em submarino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta semana o presidente da França, Emmanuel Macron, com quem deve conversar sobre uma possível cooperação...

Em um ano, patrimônio de mulher de delegado investigado por morte de Marielle cresceu 1.444%

O relatório da Polícia Federal sobre as mortes da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes mostraram que Érika Andrade de Almeida Araújo,...

Banco Central comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) teve dados vazados, informou na sexta-feira (22)...

Bolsonaro vai à Justiça contra Lula após declarações sobre móveis do Palácio da Alvorada

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentaram ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal um pedido de indenização contra o presidente...

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Serviços tradicionalmente oferecidos pela Caixa Econômica Federal, o Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e o...

Remédios devem ficar 4,5% mais caros a partir de abril

O preço dos remédios deve ficar 4,5% mais caros a partir de abril. O reajuste anual dos medicamentos deve repor a inflação, segundo estimativa...

Educação Pé-de-Meia: estudantes nascidos em março e abril recebem hoje R$ 200

Estudantes do ensino médio da rede pública nascidos março e abril recebem nesta quarta-feira (27) a primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas