Imagem: intercampio jovem viagem
Foto: reprodução

Olá internautas,

Hoje quero compartilhar com vocês uma sugestão da AIESEC que chegou para o site AGORA MATO GROSSO sobre intercâmbio. Com certeza você já ouviu falar e tem uma ideia de como pode funcionar, mas antes de postar a dica, quero explicar o que é esse tipo de viagem.

O intercâmbio é um período de troca cultural e experiência em outro país, sendo a maneira mais rápida e eficiente para melhorar o seu nível de inglês ou de outro idioma.​ Ao estudar, viver e trabalhar no exterior, você vai ampliar seu conhecimento e obter muito mais oportunidades.

Sabemos que muita gente tem vontade de conhecer outras culturas, viver experiências, estudar, ou só mesmo pelo fato de viajar, porém o que impende muitas vezes é o valor das passagens. Atualmente existem milhares de sites com ofertas de intercâmbio em todo o mundo, mas essa sugestão eu achei interessante porque, conforme o anúncio, a viagem pode custar até 63% mais barata, caso o propósito seja o social. Isso mesmo se você tem disposição e vontade de prestar algum tipo de serviço voluntário em outro país, essa dica vai lhe ‘cair como uma luva’.

Leia também:  Trio é preso 48h depois de cometer roubos

A AIESEC tem escritório em várias cidades do país, em Mato Grosso fica localizado na UFMT – Faculdade de Economia Boa Esperança, Cuiabá/MT. Você pode fazer contato com eles através do e-mail: [email protected] ou pelos telefones: +55 (65) 92933197 – (65) 81640586 – (65) 96605544.

Além de você poder fazer o intercambio, a AIESEC também oferece a opção de você hospedar um intercambista, o que é chamado de host. Mas o que é preciso para ser um host? As exigências da AIESEC parecem simples, são elas: Ter um local adequado para o intercambista com acesso a internet – não é necessário quarto individual; Estar disposto a recebê-lo voluntariamente e sem custos; Ter o desejo de conhecer novas culturas e viver a diversidade;(mais detalhes aqui).

Se você se interessou pelo intercâmbio social, segue a dica enviada pela AIESEC:

O intercâmbio como extensão na carreira profissional e pessoal é a nova ambição entre os jovens brasileiros. Um novo modelo de viagem, com propósito social, está chamando a atenção tanto dos estudantes quanto das empresas: as viagens internacionais com trabalho voluntário em ONGs. Isso porque esse modelo chega a custar 63% a menos que um intercâmbio comum.

Imagem: Egito
Cairo, capital do Egito – Foto: reprodução

A AIESEC (www.aiesec.org.br), maior ONG formada por jovens do mundo reconhecida pela ONU, disponibiliza o programa chamado pela organização de “Voluntário Global”. Ele pode ser realizado em diversos países como Colômbia, Peru, África, Egito, Argentina, México e Romênia.

Além de fazer o bem ao próximo e ter um preço acessível, o diferencial da organização é atribuir quatro competências que são consideradas essenciais na formação de um líder:empoderamento de outros, orientação e solução, responsabilidade pelo mundo e autoconhecimento.

No programa Voluntário Global é possível ficar até seis semanas no local desejado. São 127 países com diversas atividades sociais a escolher, como por exemplo, aquelas que se dedicam à causa animal ou infantil. É oferecido o transporte, alimentação, hospedagem, jornada de liderança e suporte no país no escolhido, tudo de acordo com o projeto escolhido. Uma experiência dessas varia de R$ 5,5 mil, dependendo da escolha do destino.

Para participar é preciso possuir entre 18 e 30 anos e não precisa apresentar nenhum idioma fluente, já que um dos objetivos é aprender durante a viagem. Primeiro, é necessário realizar a inscrição pelo site. Na sequência, o interessado se inscreve para as vagas livremente no portal, realiza uma entrevista com a ONG e quando aprovado realiza um pagamento de R$ 1,5 mil e recebe toda a preparação do projeto que quer participar e para onde quer ir.

Além do Voluntário Global, mas ainda com o propósito de liderança no jovem, a AIESEC

Imagem: Guatapé na Colômbia
Guatapé na Colômbia – Foto: reprodução

ainda oferece mais três tipos de experiências: Talentos Globais:intercâmbio que oferece o trabalho em uma empresa do exterior; Empreendedor Global: onde o jovem tem a oportunidade de estagiar em Startup internacional;Hospede um Intercambista: com a oportunidade de receber uma pessoa de fora em casa.

A AIESEC surgiu após a Segunda Guerra Mundial por estudantes de seis países que chegaram à conclusão de que precisam fazer algo para criar relações entre os países e os jovens. É o braço jovem da ONU, possui como intuito os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização e todos os projetos são alinhados com os ODS, que atendem pelo menos uma das causas. No Brasil, a organização funciona desde 1948. O intuito da organização é promover a paz mundial e o preenchimento das potencialidades humanas, concedendo a acessibilidade a todos, em qualquer lugar, crescendo disruptivamente e moldando seu trabalho para as necessidades do mundo.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.