Agora MT Mundo Reino Unido começa a testar exame de saliva que pode detectar câncer...
MUNDO

Reino Unido começa a testar exame de saliva que pode detectar câncer de próstata

Da redação com Só Notícia Boa
VIA

Exame de saliva que pode detectar câncer de próstata - Reprodução The Guardian
Exame de saliva que pode detectar câncer de próstata – Reprodução The Guardian

Um exame de saliva que detecta câncer de próstata começa a ser testado em alguns hospitais do Reino Unido.

Ele usa uma pequena amostra de DNA que pode ajudar médicos a identificar homens com maiores riscos de desenvolver a doença, uma das formas mais comuns de câncer entre homens em países desenvolvidos.

A partir da coleta do material, os cientistas do ICR, Instituto de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, analisarão mais de 150 marcadores de DNA para encontrar quais são os pacientes com maiores chances de desenvolver a doença.

Os pesquisadores criaram o teste após um grande estudo genético sobre o câncer de próstata, que avaliou que existem 63 genes ligados à doença.

Junto a isso, eles também adicionaram outros cem marcadores de DNA que já eram conhecidos por estarem conectados à efemeridade.

Testes

“A razão pela qual nós estamos particularmente empolgados com esse teste é que ele pode ser oferecido como um teste de ‘cuspir’ e identificar quem está com grande risco de desenvolver câncer de próstata para que possamos oferecer uma triagem direcionada”, afirmou a geneticista Rosalind Eels, do ICR.

Uma vez identificados, os indivíduos com alto risco genético podem ser encaminhados a realizar exames de ressonância magnética e biópsias.

A ciência sabe que o câncer de próstata está associado à hereditariedade – homens que têm pais e irmãos com a doença apresentam até duas vezes mais chances de desenvolver a efemeridade.

O câncer de próstata é mais comum em homens com idade avançada e com descendência africana e caribenha.

“Esse novo estudo pode ajudar os homens a entenderem seus riscos genéticos individuais de desenvolver câncer de próstata, o que pode incentivá-los a falar do assunto com seus médicos”, afirmou Iain Frame, diretor de pesquisa do Instituto Prostate Cancer.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas