Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Serotonina, para que serve e como aumentar esse hormônio
BOM HUMOR

Serotonina, para que serve e como aumentar esse hormônio

Saiba tudo sobre o hormônio tido como um dos principais responsáveis pela sensação de bem-estar

Da redação com Tua Saúde
VIA

Imagem: controle do humor
Esse hormônio atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco | Foto: Reprodução | iStock

A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas, podendo também ser encontrada no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue. Este hormônio é produzido através de um aminoácido chamado triptofano, que é obtido através dos alimentos.

A serotonina é um hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais e por isso, quando este hormônio se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão.

Ela é uma das responsáveis pela ligação entre a compulsão alimentar, causada pela ansiedade, estresse e também quando não temos um sono adequado.

Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, praticar exercícios físicos com regularidade e em casos mais severos, tomar remédios.

Para que serve a serotonina

A serotonina é muito importante para diversas funções do organismo, por isso é muito importante que as quantidades deste hormônio estejam em equilíbrio.

1. Atua nos movimentos do intestino
A serotonina encontra-se em grande quantidade no estômago e no intestino, ajudando no controle da função e dos movimentos do intestino.

2. Regula o humor
A serotonina atua no cérebro regulando a ansiedade, aumentando a felicidade e melhorando o humor e por isso baixos níveis deste hormônio podem causar a ansiedade e levar à depressão.

3. Regula a náusea
A produção de serotonina aumenta para ajudar a eliminar substâncias tóxicas do intestino, por exemplo em casos de diarreia, e esse aumento estimula também uma região do cérebro que controla a náusea.

4. Regula o sono
A serotonina também estimula as regiões no cérebro que controlam o sono e o despertar.

5. Coagulação sanguínea
As plaquetas do sangue liberam serotonina para ajudar a cicatrizar feridas. A serotonina leva a vasoconstrição, facilitando assim a coagulação do sangue.

6. Saúde óssea
A serotonina desempenha um papel na saúde dos ossos. Níveis significativamente altos de serotonina nos ossos podem levar à osteoporose, o que torna os ossos mais fracos.

7. Função sexual
Baixos níveis de serotonina estão associados com um aumento do apetite sexual enquanto que altos níveis deste hormônio estão associados com uma redução do apetite sexual.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas