Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Sete curiosidades sobre o cérebro humano
SAÚDE

Sete curiosidades sobre o cérebro humano

Da redação com Tua Saúde
VIA

Imagem: curiosidades do cerebro humano 26356 l
Imagem: Reprodução

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, sem o qual a vida não é possível, no entanto, ainda pouco se sabe sobre o funcionamento deste órgão vital.

Porém, muitos estudos são feitos todos os anos e já se conhecem algumas curiosidades muito interessantes:

1. Pesa cerca de 1,3 Kg

Embora represente apenas 2% do peso total de um adulto, pesando aproximadamente 1,3 Kg, o cérebro é o órgão que mais oxigênio e energia gasta, consumindo até 20% do sangue rico em oxigênio bombeado pelo coração.

Em alguns casos, quando se está fazendo um prova ou estudando, por exemplo, o cérebro pode chegar a gastar até 50% de todo o oxigênio disponível no corpo.

2. Tem 160 mil km de vasos sanguíneos

O cérebro não é o maior órgão do corpo humano, no entanto, para receber todo o oxigênio que precisa para trabalhar corretamente, contém muitos vasos sanguíneos que, se fossem colocados frente-a-frente chegariam até 160 mil km, o suficiente para dar 4 voltas completas ao planeta terra.

3. O tamanho não importa

Pessoas diferentes possuem cérebros com tamanhos diferentes, mas isso não quer dizer que quanto maior o cérebro, maior será a inteligência ou a memória. De fato, o cérebro da humanidade atual é bem menor do que era a 5 mil anos, mas o QI médio tem aumentando ao longo do tempo.

Uma possível explicação para este fato é de que o cérebro está se tornando cada vez mais eficiente para funcionar melhor com um tamanho menor, gastando menos energia.

4. Usamos mais que 10% do cérebro

Ao contrário da crença popular, o ser humano não utiliza apenas 10% de seu cérebro. De fato, todas as partes do cérebro têm uma função específica e, embora não estejam funcionando todas ao mesmo tempo, quase todas estão ativas durante o dia, ultrapassando rapidamente a marca dos 10%.

5. Não existe explicação para os sonhos

Quase todo o mundo sonha com algo todas as noites, mesmo que não se lembre no dia seguinte. No entanto, embora seja um acontecimento universal, ainda não existe uma explicação científica para o fenômeno.

Algumas teorias apontam que é uma forma de o cérebro se manter estimulado durante o sono, mas outras também explicam que pode ser uma forma para absorver e guardar os pensamentos e memórias que se foi tendo durante o dia.

6. Não dá para fazer cócegas em você mesmo

Uma das partes mais importantes do cérebro, conhecida como cerebelo, é responsável pelo movimento das várias partes do corpo e, por isso, é capaz de prever sensações, o que faz com que o corpo não tenha uma resposta normal às cócegas feitas pela própria pessoa, já que o cérebro é capaz de saber exatamente onde cada dedo vai tocar na pele.

7. Não dá para sentir dor no cérebro

Não existem sensores de dor no cérebro e, por essa razão, não é possível sentir a dor de cortes ou pancadas diretamente no cérebro. É por isso que os neurocirurgiões podem fazer cirurgias enquanto se está acordado, sem que a pessoa sinta dor.

No entanto, existem sensores nas membranas e na pele que cobrem o crânio e o cérebro, e é essa dor que se sente quando acontecem acidentes que provocam lesões na cabeça ou durante uma simples dor de cabeça, por exemplo.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas