Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça os benefícios da banana para a saúde que vão te surpreender
SAúDE E BEM-ESTAR

Conheça os benefícios da banana para a saúde que vão te surpreender

Da redação com Blog Pede Sabores
VIA

Imagem: beneficios da banana
Imagem: Google Imagens/Reprodução

Só por ser uma fruta barata, deliciosa, rápida e prática de se consumir a banana já está entre as frutas mais queridinhas dos brasileiros. Acontece que os benefícios da banana não param por aí. Ela é cheia de vitaminas e sais minerais que trazem grandes benefícios para a sua saúde.

BENEFÍCIOS DA BANANA PARA QUEM FAZ EXERCÍCIOS FÍSICOS

Essa é uma das propriedades mais conhecidas da banana: ser indispensável na alimentação de atletas e de quem pratica exercícios físicos regularmente. Ela ganhou essa fama por conta da grande quantidade de potássio que ela possui.

Entre outros benefícios, o potássio da banana ajuda a prevenir cãibras musculares. Além disso, a banana é uma excelente fonte de energia, o que a transforma em um excelente lanche pré e pós treino. Para completar, a banana também ajuda a reparar as fibras musculares que foram danificadas na hora do treino e até mesmo reabastecer as reservas de glicose do organismo.

BENEFÍCIOS DA BANANA PARA QUEM QUER EMAGRECER

É verdade que a banana não é lá uma das frutas mais magrinhas que temos à disposição. Uma banana média, com 100g, fornece em média 90kcal. O que a transforma em uma ótima aliada de quem está querendo perder peso é a quantidade de vitaminas, sais minerais e nutrientes essenciais como fibras e carboidratos que ela fornece.

Ela é ideal para levar na bolsa e fazer um lanche entre as refeições (e evitar guloseimas e industrializados). A alta quantidade de fibras solúveis presente na banana faz com que você se sinta saciado por mais tempo, atuando como um inibidor natural do apetite.

BENEFÍCIOS DA BANANA PARA O SISTEMA DIGESTIVO

Mais uma vez, as fibras são as protagonistas do momento. Ingerir uma boa quantidade de fibras diariamente é importante para a saúde de todo mundo, independentemente da idade, sexo ou tipo de dieta.

As fibras são essenciais para regular a digestão e facilitar os movimentos intestinais. Isso ajuda tanto a absorver melhor os nutrientes dos alimentos quanto a fazer a correta eliminação dos resíduos. Dessa maneira, manter uma dieta rica em fibras previne complicações desagradáveis como a flatulência e a constipação.

Imagem: beneficios da banana1
Imagem: Google Imagens/Reprodução

BENEFÍCIOS DA BANANA PARA O HUMOR

Um aminoácido presente na banana, o triptofano, ajuda a promover uma sensação de bem-estar. Isso acontece por que quando absorvido pelo organismo, o triptofano se transforma em serotonina, o neurotransmissor que regula o humor.

Além disso, a banana é rica em vitaminas do complexo B (especialmente a vitamina B6), magnésio e outros antioxidantes que ajudam a melhorar a qualidade do sono e relaxar os músculos.

BENEFÍCIOS DA BANANA PARA A PELE

A banana é rica em vitamina C e manganês. Esses dois nutrientes combinados ajudam a manter a pele mais saudável. O manganês é conhecido por estimular a produção de colágeno, que dá estrutura e elasticidade à pele.

Já a vitamina C possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce de dentro para fora. Ela neutraliza a ação dos radicais livres que causam a oxidação das células.

BENEFÍCIOS DA BANANA PARA O CORAÇÃO

Além de ser fundamental para os músculos, o potássio presente na banana ajuda a manter os batimentos cardíacos estáveis. Isso ajuda a prevenir o aumento da pressão arterial (hipertensão) e outras complicações cardíacas como infarto e derrame.

E você? Também adora banana? Conta para a gente qual a sua forma preferida de consumi-la no seu dia a dia.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas