Imagem: perda de peso
Imagem: Reprodução/Google Imagens

Agora que você já começou a sua dieta para perder peso, está na hora de começar a lutar contra vários agentes que podem ser uma pedra no caminho. Neste artigo, você vai conhecer alguns hábitos que podem estar sabotando a sua perda de peso e como você pode fazer para muda-los.

5 HÁBITOS QUE ESTÃO SABOTANDO A SUA PERDA DE PESO

1 – PASSAR FOME
Um dos hábitos mais comuns de quem está querendo perder peso é fazer menos refeições durante o dia. Na verdade, esse hábito causa exatamente os efeitos contrários. Pular refeições deixa o organismo mais lento. Isso favorece o acúmulo de gordura e até mesmo o desenvolvimento de complicações sérias, como o diabetes.

Em vez disso, adote um novo hábito: faça refeições menores mais vezes por dia. Assim o seu corpo estará sempre trabalhando e ativo. Toda vez que você come alguma coisa, o corpo gasta calorias para digeri-la. Você vai se sentir sempre saciado e ainda mantém o metabolismo em dia.

Leia também:  Resumo de novelas desta terça-feira (14)

2 – VIRAR REFÉM DA BALANÇA
Ficar monitorando o peso diariamente (e até mesmo mais de uma vez por dia) causa bem mais malefícios do que benefícios. Na prática, a perda de peso diária não é muito significativa e muita gente acaba se desestimulando e abandonando a dieta. Além disso, isso gera ansiedade e estresse, que podem resultar no ganho de peso.

Como mudar isso: escolha um dia na semana para monitorar o seu peso, de preferência pela manhã. Se for possível, tome também as suas medidas corporais. Existem vários aplicativos gratuitos que ajudam a acompanhar a evolução da sua perda de peso de maneira estimulante e desafiadora.

3 – DIGA NÃO AO FIM DE SEMANA DO LIXO
Estudos feitos em Harvard apontam que a ingestão anormal de calorias em ocasiões isoladas pode ser tão prejudicial à sua perda de peso quanto a ingestão regular de alimentos gordurosos.

Leia também:  Thaeme que faz dupla com Thiago anuncia gravidez

Em vez disso, adote um cardápio que seja mais realista com relação aos seus hábitos alimentares atuais. Adotar uma dieta restritiva na semana e se esbaldar no fim de semana não é uma opção para quem quer perder peso de verdade.

4 – NÃO SE APEGUE AS REDES SOCIAIS
Ver histórias de sucesso de pessoas que perderam peso pode ser bastante motivacional na medida certa. Mas quando isso se torna uma obsessão, pode causar mais mal do que bem. Lembre-se: cada pessoa tem sua própria genética e metabolismo. Ou seja, cada um tem a estratégia que melhor traz resultados para você

As dietas da moda e que prometem milagres podem parecer tentadoras. Não se engane: na maioria das vezes, todo o peso perdido pode voltar e causar o que é conhecido como o efeito sanfona.

Leia também:  Nove hábitos considerados saudáveis, mas que as pessoas não praticam

5 – EVITE PASSAR NOITES EM CLARO
Uma das novidades mais animadoras para quem está querendo emagrecer é que dormir bem ajuda a acelerar a perda de peso. Estudos da Universidade de Chicago demonstram que dormir no mínimo 7h30 por noite é suficiente para acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias.

Ainda de acordo com o estudo, adultos que dormem bem possuem 20% menos de gordura na barriga do que os que não dormem. Isso acontece por que quando o corpo não tem o descanso merecido, o organismo aumenta a quantidade de cortisol liberado, o que favorece o acúmulo de gordura.

E lembre-se: o acompanhamento de um profissional é indispensável na hora de planejar a melhor dieta para você. Jamais comece uma dieta sozinho!

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.