Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Efeito sanfona, saiba o que é e como evitar
SAÚDE

Efeito sanfona, saiba o que é e como evitar

Da redação com Blog Pede Sabores
VIA

Imagem: efeito sanfona
Efeito Sanfona | Foto: Reprodução/Google Imagens

Se você já fez uma (ou várias) dietas restritivas, já deve ter sofrido alguma vez na vida com o indesejado efeito sanfona. Neste artigo você vai ver o guia completo do efeito sanfona – suas causas, consequências e como evitá-lo.

O QUE CAUSA O EFEITO SANFONA?

O efeito sanfona acontece quando você volta a engordar bastante depois de uma perda brusca de peso. Quando acontece essa perda rápida de gordura, o seu próprio corpo começa a desacelerar o metabolismo. Isso acontece para garantir a fonte de energia necessária para desempenhar suas funções. Quando você pensa que está perdendo peso, na verdade está apenas lutando contra o próprio corpo.

Quando a dieta acaba – ou você desiste dela – o seu metabolismo pode não voltar ao normal. Você voltará a consumir bem mais calorias com um metabolismo bem mais lento. Ou seja, vai ganhar peso (e de uma maneira nada saudável).

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO SANFONA?

Se você pensa que o efeito causa apenas danos estéticos, está enganado. Ele também pode trazer consequências bastante ruins para a sua saúde física e mental. Logo de cara, ele prejudica bastante a saúde da pele e resulta em flacidez e estrias.

Fisicamente, os danos do descontrole extremo no peso vão além dessas lesões na pele e podem atingir outros órgãos vitais como o coração e o pâncreas. Quanto maior o acúmulo de gordura corporal, mais força o coração precisa fazer para bombear sangue para o corpo inteiro. A longo prazo, isso pode desencadear uma insuficiência cardíaca precoce.

Além disso, o efeito sanfona pode causar outros problemas como pressão alta (hipertensão) e aumento dos níveis de colesterol. Outras complicações que podem surgir desse efeito são alterações na função renal, na vesícula e no pâncreas (consequentemente na produção de insulina).

E mentalmente, o efeito pode gerar frustração, baixa autoestima e o sentimento de culpa. Mas de uma coisa você pode estar certo: tem como prevenir e emagrecer de verdade sem sofrimento e preocupação.

COMO EVITAR O EFEITO SANFONA?

Como você viu anteriormente, fazer dietas restritivas (e, principalmente, sem acompanhamento nutricional profissionalizado) só faz com que o seu metabolismo fique mais lento e estoque mais gordura. No final, você perde mais nutrientes e massa muscular do que gordura mesmo, coisa que você não quer.

Não vamos mentir, emagrecer com saúde não é um processo fácil nem rápido, mas pode ser bastante prazeroso e gratificante. Para emagrecer, você quer acelerar bastante o seu metabolismo e não deixar faltar fontes de energia saudáveis para ele trabalhar a todo vapor.

A melhor fórmula para o emagrecimento vem da mudança de hábitos. Fazer escolhas alimentares mais saudáveis e praticar uma atividade física regularmente é uma excelente combinação para você que não aguenta mais o efeito sanfona.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas