Imagem: benefcios da aveia
Imagem: Reprodução/Google Imagens

A aveia é um dos cereais mais populares do mundo. Fácil de ser cultivada, versátil e prática de ser utilizada na cozinha, seu consumo pelo ser humano data de milhares de anos. O mais interessante é que antes de ser utilizada como alimento, os benefícios da aveia para a saúde a transformaram em planta medicinal.

BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA QUEM QUER PERDER PESO

É verdade que a aveia é um alimento calórico. Mas incluir a aveia em porções menores para quem está querendo emagrecer pode potencializar a perda de peso de maneira saudável. Isso por que ela é uma excelente fonte de vitaminas, sais minerais e carboidratos do bem.

Mas o que a transforma na melhor amiga de quem quer perder peso é a quantidade de fibras que ela fornece e um composto chamado beta glucana. Esses dois fatores potencializam a sensação de saciedade por mais tempo, o que evita aqueles lanchinhos mais gordurosos.

BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA QUEM FAZ EXERCÍCIOS FÍSICOS

Imagem: benefcios da aveia 1
Imagem: Reprodução/Google Imagens

A aveia é uma excelente fonte de energia para quem faz exercícios físicos regularmente. Isso acontece por que ela é um alimento de baixo índice glicêmico, que não provoca alterações bruscas na glicemia.

Incluir alimentos como a aveia em sua refeição pré-treino ajuda a potencializar a queima de gordura durante o exercício e ainda prolonga seus estoques de energia para executar o seu treino até o fim.

BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA QUEM QUER GANHAR MÚSCULOS

Você já deve ter ouvido falar que quem quer ganhar músculos deve seguir uma dieta rica em proteínas. Isso acontece por que as proteínas são indispensáveis para a construção e a recuperação muscular. A boa notícia é que a aveia é uma ótima fonte de proteínas, fornecendo em torno de 15g do nutriente a cada 100g do alimento.

Vale lembrar que é importante alternar a aveia com outras fontes de proteína como carnes magras, lentilha e feijão. Para conhecer quais alimentos fornecem uma boa quantidade de proteína, clique aqui.

BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA O CORAÇÃO

Imagem: benefcios da aveia 3 1
Imagem: Reprodução/Google Imagens

Um dos benefícios mais famosos da aveia (e de outros grãos integrais) é a manutenção da saúde do coração e do sistema circulatório. Estudos revelam que o principal fator que contribui para isso é a alta quantidade de fibras solúveis, especialmente o composto beta glucana.

Entre outros benefícios, o consumo diário de aveia ajuda a prevenir complicações cardíacas como a pressão alta. Além disso, regula os níveis de colesterol no sangue e diminui as chances de insuficiência cardíaca.

BENEFÍCIOS DA AVEIA PARA A PELE

Você já deve ter visto algum cosmético feito à base de aveia por aí. Isso não é por acaso e tem uma razão: as beta glucanas. O composto traz ótimos benefícios para a pele. Entre eles: ajuda a normalizar o pH e ainda a diminuir a irritação da pele.

Além disso, a aveia é rica em vitaminas do complexo B e sais minerais como o cobre, o zinco e o selênio. Esses nutrientes possuem ações antioxidantes e antiinflamatórias que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

BENEFÍCIOS DA AVEIA CONTRA A DIABETES

Incluir alimentos como a aveia, com baixo índice glicêmico, em uma dieta variada ajuda a minimizar os riscos do desenvolvimento de diabetes a longo prazo. Isso acontece por que carboidratos de baixo índice glicêmico são liberados mais lentamente na corrente sanguínea. Isso evita os chamados picos de glicemia e, consequentemente, melhoram a sensibilidade à insulina.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.