Imagem: Chapada dos Veadeiros
Cachoeira em Chapada dos Veadeiros – Foto: divulgação

Olá internautas

A dica de hoje é para quem quer aproveitar o contato com a natureza. A Chapada dos Veadeiros tem um pouco de tudo o que envolve as belezas naturais, ela fica localizada  entre os municípios de Colinas do Sul, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. O nome vem da quantidade de veados campeiros que habitam essa área peculiar do país, formada por quilômetros de planaltos, veredas e chapadas.

Toda região fica sobre uma imensa placa de cristal de quartzo e é por isso que se comenta da energia tão famosa proporcionada pelos banhos de cachoeira da Chapada dos Veadeiros.

A distância de Rondonópolis – MT até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO chega a pouco mais de mil quilômetros, são em torno de 15h de viagem de carro. Essa sugestão de destino foi enviada para a redação do AGORA MATO GROSSO pela Pousada Boutique Inácia.

Imagem: Pousada Inácia
Pousada Boutique Inácia – Foto: divulgação

Confira:

A Chapada dos Veadeiros tem sido um dos destinos mais procurados do estado de Goiás, principalmente nas férias. Os jovens, principalmente, em período de recesso no colégio ou faculdade, buscam aventuras e diversão na região em meio a tantas paisagens naturais.

Trilhas que dão acesso a cachoeiras, passeio de balão e programação cultural são algumas das atrações em que o público jovem não abre mão de curtir quando está na localidade.
Percorrer trilhas é uma das grandes apostas da região. Dentro da área de reserva da Chapada, é possível fazer três trilhas diferentes.

A Trilha dos Saltos, é possível ver a queda d’água do Rio Preto, que tem 120m de altura, e o salto de 80m, onde é possível tomar banho. A trilha dos cânions, com 11km de ida e volta, a leva à Cachoeira Cariocas e ao Cânion II, com poço adequado para banho. Já com 4,5km, a trilha das Corredeiras leva até um mirante de onde se pode visualizar as corredeiras e permite aos visitantes entrar na água do Rio Preto.

Já para quem não abre mão dos esportes radicais, a dica é fazer a Tirolesa Voo do Gavião, a mais recente atividade do Circuito de Aventura da Travessia Ecoturismo da Chapada. O desafio consiste em deslizar sob dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas com 1265m de altitude e o morro do Mirante da Fazenda São Bento com 1210m de altitude totalizando um desnível de 55m, com uma incrível vista de 360º incluindo as principais Serras e morros da Chapada dos Veadeiros.

Imagem: BALÃO
Foto: divulgação

Quem sempre teve curiosidade de fazer um passeio de balão em meio às paisagens naturais do cerrado goiano, não há mais desculpa. Basta fazer um agendamento com a Central de Atendimento de Alto Paraíso (62 3446-1159). O voo de 1h30min é cobrado individualmente para até 6 pessoas, que é realizado sempre ao nascer e ao pôr do sol para deixar a vista ainda mais linda.

Quando se trata de programação cultural, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, localizada no distrito de São Jorge, antiga vila de garimpeiros, à entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é referência em eventos educativos, artísticos, culturais, esportivos e ambientais. Até o dia 28 de julho, a casa promove o XVIII Encontro de Culturas Tradicionais, reunindo expressões culturais tradicionais de todo o Brasil, com destaque aos grupos da Chapada, com muita música, dança e fé.

Com tantas opções de atividades, a hora de viver uma experiência gastronômica é muito prezada por quem quer desfrutar as delícias da Chapada. O restaurante L’Alcofa, localizado dentro da pousada-boutique Inácia, que serve café da manhã, almoço e jantar. O menu da casa apresenta refeições com pegada contemporânea, com destaque para as massas – frescas e artesanais – que são feitas à mão pelo chef goiano João Pedro Dias. Quem optar por se hospedar no local, há ainda a possibilidade, por exemplo, de se optar por serviço exclusivo do bar do restaurante nas quedas d’água Doutor e Gabi, cachoeiras exclusivas que estão dentro da propriedade. O local ainda oferece spa de massagens e piscina aquecida para quem acha primordial o conforto.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.