Agora MT Notícias Saiba o que pode ser dor no fígado
SAÚDE

Saiba o que pode ser dor no fígado

Da redação com Tua Saúde
VIA

A dor no fígado localiza-se normalmente na região superior direita do abdômen, e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.

O tratamento da dor no fígado depende da doença que a origina e dos sintomas associados, no entanto, pode também ser prevenida com vacinação, alimentação correta, prática de exercício físico ou evitando comportamentos de risco como partilha de seringas ou prática de relações sexuais desprotegidas.

1. Infecção

O que pode ser dor no fígado

O fígado pode ser infectado por vírus ou parasitas, que causam inflamação e alterações no seu funcionamento. Os tipos mais comuns de infecção no fígado são a hepatite A, B e C, transmitidas por vírus, que além de provocarem dor no fígado, podem causar também sintomas como perda do apetite, enjoo e vômito, cansaço extremo, dor nos músculos e nas articulações, dor de cabeça, sensibilidade à luz, fezes claras, urina escura, pele e olhos amarelados.

A hepatite A pode ser transmitida através do contato com água ou alimentos contaminados, e a hepatite B e C são geralmente transmitidas através do contato com sangue ou secreções contaminadas, podendo ser assintomáticas, mas mesmo assim é necessário tratamento para evitar a deterioração do fígado.

Como tratar

O tratamento para a hepatite consiste no uso de medicamentos como Interferon, lamivudina ou adefovir durante cerca de 6 a 11 meses, dependendo do tipo de hepatite e da resposta ao tratamento, devendo-se também fazer uma alimentação de fácil digestão, à base de gelatina, peixe ou arroz, por exemplo.

A hepatite tem cura na maior parte das vezes, mas quando o tratamento não é feito corretamente, aumenta o risco de desenvolvimento de cirrose e câncer hepático. A hepatite pode também ser prevenida com as vacinas contra hepatite A e B, com o uso camisinha durante as relações sexuais, evitando a partilha de seringas e adotando boas medidas de higiene.

2. Doenças autoimunes

O que pode ser dor no fígado

Nestas doenças, o sistema imune da pessoa ataca o próprio corpo, podendo também afetar o fígado, e são exemplos disso a hepatite autoimune, a cirrose biliar primária e colangite esclerosante primária.

A hepatite autoimune é uma doença rara, na qual o organismo ataca as células do próprio fígado fazendo com que fique inflamado e provocando sintomas como dor abdominal, pele amarelada ou enjoos. Já a cirrose biliar primária consiste na destruição progressiva dos ductos biliares localizados no fígado, e a colangite esclerosante provoca o seu estreitamento levando ao aparecimento de sintomas como fadiga e coceira, por exemplo, e podendo provocar cirrose e insuficiência hepática.

Como tratar

A hepatite autoimune tem cura se for feito um transplante de fígado, que é utilizado nos casos mais graves, no entanto, a doença pode ser controlada com o uso de remédios corticóides como a Prednisona, ou imunossupressores, como a Azatioprina. É também recomendado uma alimentação variada e equilibrada, evitando a ingestão de álcool e alimentos com muita gordura.

Na cirrose biliar primária e na colangite esclerosante, o ácido ursodeoxicólico é o tratamento de escolha, e se for iniciado mal apareçam os primeiros sintomas, pode reduzir a velocidade de evolução da doença, evitando a ocorrência de cirrose. Numa fase terminal, o único tratamento que cura eficazmente a doença é o transplante de fígado.

3. Doenças genéticas

O que pode ser dor no fígado

A dor no fígado também pode ser provocada por doenças genéticas que levam ao acúmulo de substâncias tóxicas no fígado, como é o caso da hemocromatose hereditária, que provoca acúmulo de ferro em excesso no corpo, da oxalúria que leva ao aumento de ácido oxálico no fígado, ou a doença de Wilson, em que há acumulação de cobre.

Como tratar

A hemocromatose pode ser tratada evitando alimentos com grandes quantidades de ferro, como carnes vermelhas, espinafre ou feijão verde, por exemplo.

No caso da oxalúria, deve-se reduzir o consumo de oxalato presente em espinafres e nozes por exemplo, e em casos mais graves recorrer a diálise, ou mesmo transplante do fígado e do rim. A doença de Wilson pode ser tratada reduzindo a ingestão de alimentos ricos em cobre, como mexilhões ou tomando substâncias que se ligam ao cobre ajudando a eliminá-lo na urina como é os caso da penicilamina ou do acetato de zinco, por exemplo.

4. Câncer

O que pode ser dor no fígado

O câncer do fígado pode afetar os hepatócitos, ductos biliares e vasos sanguíneos, e é geralmente muito agressivo, podendo provocar dor no abdômen, enjoo, perda do apetite e olhos amarados, por exemplo. Veja mais sintomas do câncer no fígado.

Como tratar

Geralmente é necessário recorrer a cirurgia, de forma a retirar a região do fígado afetada e pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia antes de fazer a cirurgia para diminuir o tamanho do câncer.

5. Álcool em excesso

O que pode ser dor no fígado

A hepatite alcoólica é causada pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, que causam sintomas como fortes dores abdominais, náuseas, vômitos e perda de apetite, por exemplo, e se não for tratada pode provocar graves lesões no fígado.

Como tratar

O tratamento consiste na suspensão da ingestão de álcool e uso de remédios como o ácido ursodesoxicólico ou fosfatidilcolina, que reduzem a inflamação do fígado e aliviam os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário um transplante de fígado.

6. Abuso de medicamentos

O que pode ser dor no fígado

A hepatite medicamentosa é causada pela exposição a substâncias tóxicas ou uso excessivo de medicamentos, como paracetamol, nimesulida, eritromicina ou estatinas, por exemplo, ou mesmo devido a reações alérgicas a estes, que provocam lesões nas células do fígado.

Como tratar

O tratamento consiste na suspensão imediata do medicamento ou da substância tóxica que esteja na origem do problema, e em casos mais graves, pode ser necessário o uso de corticóides até à normalização do funcionamento do fígado.

7. Acúmulo de gordura

O acúmulo de gordura no fígado é comum em pessoas com obesidade, colesterol alto ou diabetes, podendo ser assintomático ou provocar sintomas como dor do lado direito do abdômen, barriga inchada, enjoo e vômitos.

Como tratar

O tratamento para a gordura no fígado consiste na prática regular de exercício físico e numa alimentação adequada à base de carnes brancas e legumes.

Relacionadas

Corpo de Bombeiros é acionado após bitrem carregado de soja pegar fogo

Um bitrem pegou fogo na manhã deste sábado (23), na BR-158, em Barra Garças-MT. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Cidade, o veículo...

PRF apreende cerca de 17 kg de drogas e homem de 37 anos é preso em Rondonópolis

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 17 kg de drogas que estavam em um veículo que seguia pela BR-364, no último sábado...

Corpo de Bombeiros combate incêndio em oficina mecânica após veículo pegar fogo

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, via 193, na noite do último domingo (24), para atender uma...

Principal envolvido em execução de sargento tinha passagens criminais e era de Rondonópolis

O homem identificado como Graciel da Silva Muniz, 29 anos, que morreu em confronto com os policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), era...

Valor médio de mensalidades de cursos superiores cai 16,7% e fica em R$ 1.067, mostra pesquisa

O valor médio das mensalidades de cursos superiores no Brasil é de R$ 1.067, número 16,7% menor do que no ano passado, de acordo...

Suspeito de matar homem com cerca de cinco tiros é preso no Jardim Liberdade

A Polícia Judiciária Civil prendeu no final da manhã desta segunda-feira (25), no Jardim Liberdade, em Rondonópolis-MT, um homem de 27 anos suspeito de...

Indea intensifica fiscalização do transporte de pescado em rodovias estad

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) está intensificando as fiscalizações e adotando medidas preventivas durante a Semana Santa, devido ao aumento usual...

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

Os motoristas têm o prazo de até 30 dias para renovar a Carteira Nacional de Trânsito (CNH), após o vencimento do documento. Durante esse...

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas