Agora MT Notícias Saiba o que pode ser dor no fígado
SAÚDE

Saiba o que pode ser dor no fígado

Da redação com Tua Saúde
VIA

A dor no fígado localiza-se normalmente na região superior direita do abdômen, e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.

O tratamento da dor no fígado depende da doença que a origina e dos sintomas associados, no entanto, pode também ser prevenida com vacinação, alimentação correta, prática de exercício físico ou evitando comportamentos de risco como partilha de seringas ou prática de relações sexuais desprotegidas.

1. Infecção

O que pode ser dor no fígado

O fígado pode ser infectado por vírus ou parasitas, que causam inflamação e alterações no seu funcionamento. Os tipos mais comuns de infecção no fígado são a hepatite A, B e C, transmitidas por vírus, que além de provocarem dor no fígado, podem causar também sintomas como perda do apetite, enjoo e vômito, cansaço extremo, dor nos músculos e nas articulações, dor de cabeça, sensibilidade à luz, fezes claras, urina escura, pele e olhos amarelados.

A hepatite A pode ser transmitida através do contato com água ou alimentos contaminados, e a hepatite B e C são geralmente transmitidas através do contato com sangue ou secreções contaminadas, podendo ser assintomáticas, mas mesmo assim é necessário tratamento para evitar a deterioração do fígado.

Como tratar

O tratamento para a hepatite consiste no uso de medicamentos como Interferon, lamivudina ou adefovir durante cerca de 6 a 11 meses, dependendo do tipo de hepatite e da resposta ao tratamento, devendo-se também fazer uma alimentação de fácil digestão, à base de gelatina, peixe ou arroz, por exemplo.

A hepatite tem cura na maior parte das vezes, mas quando o tratamento não é feito corretamente, aumenta o risco de desenvolvimento de cirrose e câncer hepático. A hepatite pode também ser prevenida com as vacinas contra hepatite A e B, com o uso camisinha durante as relações sexuais, evitando a partilha de seringas e adotando boas medidas de higiene.

2. Doenças autoimunes

O que pode ser dor no fígado

Nestas doenças, o sistema imune da pessoa ataca o próprio corpo, podendo também afetar o fígado, e são exemplos disso a hepatite autoimune, a cirrose biliar primária e colangite esclerosante primária.

A hepatite autoimune é uma doença rara, na qual o organismo ataca as células do próprio fígado fazendo com que fique inflamado e provocando sintomas como dor abdominal, pele amarelada ou enjoos. Já a cirrose biliar primária consiste na destruição progressiva dos ductos biliares localizados no fígado, e a colangite esclerosante provoca o seu estreitamento levando ao aparecimento de sintomas como fadiga e coceira, por exemplo, e podendo provocar cirrose e insuficiência hepática.

Como tratar

A hepatite autoimune tem cura se for feito um transplante de fígado, que é utilizado nos casos mais graves, no entanto, a doença pode ser controlada com o uso de remédios corticóides como a Prednisona, ou imunossupressores, como a Azatioprina. É também recomendado uma alimentação variada e equilibrada, evitando a ingestão de álcool e alimentos com muita gordura.

Na cirrose biliar primária e na colangite esclerosante, o ácido ursodeoxicólico é o tratamento de escolha, e se for iniciado mal apareçam os primeiros sintomas, pode reduzir a velocidade de evolução da doença, evitando a ocorrência de cirrose. Numa fase terminal, o único tratamento que cura eficazmente a doença é o transplante de fígado.

3. Doenças genéticas

O que pode ser dor no fígado

A dor no fígado também pode ser provocada por doenças genéticas que levam ao acúmulo de substâncias tóxicas no fígado, como é o caso da hemocromatose hereditária, que provoca acúmulo de ferro em excesso no corpo, da oxalúria que leva ao aumento de ácido oxálico no fígado, ou a doença de Wilson, em que há acumulação de cobre.

Como tratar

A hemocromatose pode ser tratada evitando alimentos com grandes quantidades de ferro, como carnes vermelhas, espinafre ou feijão verde, por exemplo.

No caso da oxalúria, deve-se reduzir o consumo de oxalato presente em espinafres e nozes por exemplo, e em casos mais graves recorrer a diálise, ou mesmo transplante do fígado e do rim. A doença de Wilson pode ser tratada reduzindo a ingestão de alimentos ricos em cobre, como mexilhões ou tomando substâncias que se ligam ao cobre ajudando a eliminá-lo na urina como é os caso da penicilamina ou do acetato de zinco, por exemplo.

4. Câncer

O que pode ser dor no fígado

O câncer do fígado pode afetar os hepatócitos, ductos biliares e vasos sanguíneos, e é geralmente muito agressivo, podendo provocar dor no abdômen, enjoo, perda do apetite e olhos amarados, por exemplo. Veja mais sintomas do câncer no fígado.

Como tratar

Geralmente é necessário recorrer a cirurgia, de forma a retirar a região do fígado afetada e pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia antes de fazer a cirurgia para diminuir o tamanho do câncer.

5. Álcool em excesso

O que pode ser dor no fígado

A hepatite alcoólica é causada pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, que causam sintomas como fortes dores abdominais, náuseas, vômitos e perda de apetite, por exemplo, e se não for tratada pode provocar graves lesões no fígado.

Como tratar

O tratamento consiste na suspensão da ingestão de álcool e uso de remédios como o ácido ursodesoxicólico ou fosfatidilcolina, que reduzem a inflamação do fígado e aliviam os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário um transplante de fígado.

6. Abuso de medicamentos

O que pode ser dor no fígado

A hepatite medicamentosa é causada pela exposição a substâncias tóxicas ou uso excessivo de medicamentos, como paracetamol, nimesulida, eritromicina ou estatinas, por exemplo, ou mesmo devido a reações alérgicas a estes, que provocam lesões nas células do fígado.

Como tratar

O tratamento consiste na suspensão imediata do medicamento ou da substância tóxica que esteja na origem do problema, e em casos mais graves, pode ser necessário o uso de corticóides até à normalização do funcionamento do fígado.

7. Acúmulo de gordura

O acúmulo de gordura no fígado é comum em pessoas com obesidade, colesterol alto ou diabetes, podendo ser assintomático ou provocar sintomas como dor do lado direito do abdômen, barriga inchada, enjoo e vômitos.

Como tratar

O tratamento para a gordura no fígado consiste na prática regular de exercício físico e numa alimentação adequada à base de carnes brancas e legumes.

Relacionadas

Grupo envolvido em tráfico interestadual de drogas é alvo de operação da PF em MT e outros dois estados

As investigações tiveram início com a prisão em flagrante, em 04/04/2023, de homem que transportava 437kg de cocaína em um caminhão

Inscrições para projetos sociais do Corpo de Bombeiros começam nesta segunda-feira (15)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) abre, nesta segunda-feira (15.04), as inscrições para a participação de crianças e adolescentes nos projetos...

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório 16 de Abril de 2024 às 14:10 Notas fiscais emitidas por revendedoras de produtos agrícolas ultrapassam o valor de R$ 15,6 milhões

Corregedor decide afastar Gabriela Hardt e mais três por irregularidades na Lava Jato

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, decidiu nesta segunda-feira (15) afastar da magistratura a juíza federal Gabriela Hardt, que atuou na...

Corpo de menino de 2 anos é encontrado em rio em Juscimeira

O corpo de um menino de 2 anos foi encontrado pela equipe do Corpo de Bombeiros com a ajuda da cadela farejadora Mel, na...

Detento foge durante atendimento médico, mas é recapturado em terreno baldio

Um detento da Mata Grande de 28 anos condenado por tráfico de drogas fugiu enquanto recebia atendimento médico no Centro de Especialidades Apoio e...

Motorista é preso pela PRF transportando cocaína em compartimento oculto de carro

Um motorista foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) pelo crime de tráfico de drogas, na noite desta quinta-feira (11), no Km-211, na BR-364,...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Após ataques a Israel, Irã sinaliza fim da ofensiva

Após os ataques de drones e mísseis contra Israel na noite deste sábado (13), o Irã sinalizou o fim da ofensiva. Em comunicado publicado...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas