Agora MT Variedades Música e Cultura BBC faz levantamento e mostra qual a música mais triste a atingir...
MUSICA

BBC faz levantamento e mostra qual a música mais triste a atingir o topo da Billboard

O algoritmo do Spotify inspirou outros levantamentos também

Da Redação com Globo
VIA

Imagem: The First Time Ever I Saw Your Face” — Roberta Flack (1972)
The First Time Ever I Saw Your Face” — Roberta Flack (1972) – Foto: Reprodução

Levando em conta características como velocidade e “dançabilidade”, o Spotify desenvolveu um algoritmo que mede o nível de tristeza de uma música. Aproveitando a funcionalidade, a BBC fez um ranking das cinco músicas mais tristes que já chegaram ao topo da parada da Billboard desde 1958, quando começou a medição – um total de 1.080 canções. Roberta Flack e sua “The first time ever I saw your face”, de 1972, ficou no topo. Em seguida vêm “Three times a lady”, dos Commodores (1978), “Are you lonesome tonight?”, de Elvis Presley (1960), “Mr. Custer”, de Larry Verne, e “Still”, dos Commodores (1979).

A jornalista de dados Miriam Quick, responsável pelo levantamento, aponta as limitações do algoritmo. Das cinco canções, nota, apenas “Are you lonesome tonight” e “Still” são realmente tristes. “The first time ever I saw you face” é uma canção de amor lenta, assim como “Three times a lady”. Já “Mr. Custer” é uma canção-piada sobre um soldado que não queria lutar. Um dos problemas, continua Miriam, é que o algoritmo ignora as letras, que para um ouvinte humano são fundamentais para definir o grau de tristeza de uma música.

O levantamento trouxe outras curiosidades. Entre as canções mais alegres do universo pesquisado, estão “Hey ya!”, “Macarena” e “Brown sugar”. Entre as mais calmas, “Don’t worry, be happy” é a primeira. “Lose yourself”, de Eminem, é a mais raivosa. E a mais dançante de todas é “Ice ice baby”.

O algoritmo do Spotify inspirou outros levantamentos: as músicas mais tristes do Radiohead; as canções de Natal mais depressivas; que países euopeus gostam mais de canções tristes (Portugal e seu fado se destacaram); como os vencedores do Eurovision têm ficado mais tristes ao longo dos anos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas