Agora MT Política Eleições MT 2018 Candidato utiliza material reciclado em campanha
ELEIÇÕES 2018

Candidato utiliza material reciclado em campanha

Da assessoria
VIA

Imagem: Faissal CalilEm período eleitoral um recurso muito utilizado pelos candidatos são os materiais gráficos para fazer os cavaletes, placas e santinhos. O problema é a forma como são descartados, a maioria destes materiais que são feitos de papel, são jogados na rua, poluindo o meio ambiente.

Pensando em sempre preservar a natureza, contribuindo com a sociedade e agindo de acordo com o seu discurso, o candidato a deputado estadual, Faissal Calil (PV), utiliza material reciclado na sua campanha política, repetindo a mesma atitude que teve em 2012 quando ganhou para vereador por Cuiabá.

Reciclagem é um termo aplicado para designar o reaproveitamento de materiais para a fabricação de um novo produto. Papel, plástico, vidro, borracha e metal são exemplos mais comuns de materiais recicláveis.

“O custo para a produção deste material é até mais caro, porém queremos fazer uma campanha limpa, sincera e consciente” afirma o pevista.

Outra tática para utilizar menos papel, é gastar a sola do sapato e o pacote de dados da internet. “Uma campanha ainda é feita com o olho no olho, aperto de mão e uma boa conversa. Além disso a internet também nos faz chegar a lugares inimagináveis, por isso estamos mantendo nossas propostas e ações nas mídias sociais”, relata.

As atitudes do candidato são totalmente coerentes com a ideologia do Partido Verde, que tem como bandeira principal a preservação do meio ambiente, por meio de medidas sustentáveis. A sigla foi escolhida por Faissal neste ano, após sair do PSB, por onde permaneceu por sete anos.

“Mesmo estando no PSB sempre priorizei a limpeza, a conscientização ambiental. Tanto que enquanto fui vereador por Cuiabá, das 14 propostas de lei que apresentei, 07 foram em prol da sustentabilidade”, ressalta.

Um destes projetos aprovados é a Lei nº: 5.870/2013 “Cidade Limpa”, onde o cidadão que jogar lixo em vias públicas será multado. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMA) será a responsável pela aplicação das multas que poderão ser dobradas em casos de reincidência. Os valores estipulados podem chegar à R$900,00.

O anteprojeto de Lei nº: 4/2013 institui o IPTU Verde, onde o proprietário do imóvel que utilizar meios sustentáveis na construção ganharia desconto no IPTU. A medida não foi acatada pela Prefeitura de Cuiabá.

Além disso, desde 2010, Faissal Calil e um grupo de jovens da Associação Política Jovem (APJ), limpam os principais colégios eleitorais da capital no dia das eleições, com o objetivo de combater a boca de urna e manter o ambiente limpo. Todo o material recolhido, inclusive as sobras do material de campanha do candidato são encaminhados para uma cooperativa de reciclagem.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas