Imagem: discussao
Foto: ilustrativa

Imagine a situação. Você emite uma opinião e a pessoa se ofende. Você tenta corrigir, mas não dá certo. Está aí o aparecimento de um mal-entendido. O que fazer nessas horas? Há pessoas que não conseguem reverter o mal-entendido. Outras nem fazem questão de tentar explicar e deixam que a outra pessoa pense o que quiser. Mas será que há maneiras de evitar o mal-entendido?

Bom, primeiro vamos entender este fenômeno da linguagem. Mal-entendido é uma uma interpretação equivocada, ou seja, você transmite uma mensagem, porém a pessoa entende, totalmente, diferente daquilo que você planejou transmitir. Isso pode gerar reações que levam a mágoas, ressentimentos e término de amizades e namoros.

O mal-entendido se baseia em outro fenômeno para surgir: o subentendido. Subentendidos são insinuações não marcadas por palavras, ou seja, são mensagens emitidas sem nada incisivo que marque o seu significado. Desse modo, quem escuta vai interpretar a mensagem se baseando em suas próprias crenças pessoais adquiridas durante a experiência de vida. Imagine, por exemplo, em uma aula em que esteja o ar-condicionado ligado na temperatura mais fria:

Leia também:  Receita de Stromboli

– Nossa que frio terrível que está aqui!

– Ahh, mas eu não vou desligar o ar não!

-Mas eu não falei isso, seu grosso!

Vejam que na situação acima a pessoa não pediu que o ar fosse desligado. Ela apenas disse que estava frio. Ela poderia estar pedindo que aumentasse a temperatura em vez de desligar o aparelho. No entanto, a outra pessoa subentendeu o que quis, baseando apenas em sua própria interpretação. Mas por que, exatamente, ocorre o mal-entendido?

Um dos pontos que mais gera interpretação errada é quando chegamos em uma conversa fora do contexto, isto é, chegamos depois que a conversa iniciou e saímos emitindo nossas opiniões sem nos inteirarmos do que está sendo falado. Isso ocorre, muitas vezes, por nossa falta de paciência de tentar compreender o que está acontecendo em determinada situação. Então o que devemos fazer quando pessoa subentendeu minha mensagem de forma errada? Ou seja, como se evita um mal-entendido?

  • Evite as precipitações. Procure sempre se inteirar sobre o assunto.
  • Procure compreender os costumes dos locais que esteja visitando.
  • Evite os ruídos na comunicação (ambiguidade, nervosismo, tom da voz, neologismos, gírias em excesso, dentre outros)
Leia também:  PRF aborda ônibus interestadual e encontra drogas e munições com menina de 15 anos

Mal-entendido é uma questão de interação. Devemos ter em mente a maneira como queremos interagir com as demais pessoas e que imagem construímos todos os dias através de nossa comunicação. Evitando os mal-entendidos conseguimos compreender e aprender com o outro. Ninguém está livre de emitir uma comunicação ambígua e ninguém está livre de cometer um erro.  O importante que você possa sempre esclarecer quando houver um mal-entendido e tentar observar se determinadas situações poderão gerar um mal-entendido.

Para mais informações sobre mal-entendido e outras temáticas sobre comunicação acesse canal Caminhos da Linguagem: https://www.youtube.com/channel/UCNFhu38vTrySWHCPeyvKXfg

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.