Agora MT Mundo Mesmo furacão perdendo força, Havaí continua em estado de emergência
MUNDO

Mesmo furacão perdendo força, Havaí continua em estado de emergência

Da redação com G1
VIA

Furacão Lane deixa Havaí em alerta - Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP
Furacão Lane deixa Havaí em alerta – Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP

O furacão Lane perdeu força no final da tarde desta quinta-feira (23) e passou à categoria 3, mas ainda avança lentamente e com ventos de até 215 km/h em direção ao Havaí. Ele deve chegar nesta sexta-feira (24) ao arquipélago, que está em estado de emergência.

As primeiras tempestades já causaram enchentes e deslizamentos de terra que bloquearam ruas e rodovias em Big Island, a primeira ilha do arquipélago que deve ser atingida pelo furacão. Nessa região já foram registrados 305 mm de chuva.

Lane avança a 11 km/h, mas seu curso é errático e mutável. “O que é certo é que o Havaí será impactado pelo furacão Lane”, destacou o chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Brock Long. As autoridades acreditam que as áreas mais afetadas poderão ter até 760 mm de chuva.

Maré alta

Carro parcialmente submerso após fortes chuvas provocadas pela chegada do furacão Lane - Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP
Carro parcialmente submerso após fortes chuvas provocadas pela chegada do furacão Lane – Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), órgão meteorológico do governo americano, destacou que a movimentação lenta de Lane pode provocar um aumento “grande e nocivo” da maré nas costas ao sul e oeste.

O nível do mar nestas áreas deve estar entre 60 e 120 cm acima dos níveis normais, gerando “ondas maciças e destrutivas”.

As equipes de emergência instalaram 16 centros de abrigo e devem abrir mais 19 nas próximas horas.

“Nos preocupa extremamente a possibilidade de inundações terra adentro, deslizamentos e danos à infraestrutura de comunicações e transporte”, destacou Long.

“Estará muito perto das ilhas havaianas e terá um grande impacto. Não é preciso um contato direto [com o olho] para ter grandes efeitos. Haverá muita chuva em todas as ilhas nos próximos dias”, destacou Steve Goldstein, do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Os furacões raramente tocam o solo no Havaí. O último foi Iniki chegou à ilha de Kauai, deixando seis mortos e causando danos estimados em bilhões de dólares há quase três décadas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas