Agora MT Política Eleições MT 2018 Pecuaristas entregam pauta de reivindicações a governador Pedro Taques
FIM DO FETHAB 2

Pecuaristas entregam pauta de reivindicações a governador Pedro Taques

Durante reunião na noite desta segunda-feira (13), candidato à reeleição assegurou que fundo não vai vigorar a partir de 2019

Da assessoria
VIA

O setor da pecuária de Mato Grosso entregou ao governador Pedro Taques (PSDB), candidato à reeleição, um documento contendo cinco eixos de reivindicações, nas áreas tributária, fundiária, econômica, de infraestrutura e meio ambiente. Uma das principais exigências é a aplicação de 100% do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) na abertura, manutenção e asfaltamento de rodovias e o fim do Fethab 2 até dezembro deste ano.

Assinado pelas três principais entidades representativas mais importantes, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores Nelore (ACNMT) e Sindicato Rural de Cuiabá, o documento propõe melhorias em várias instituições estaduais:

desburocratização e descentralização nas ações da Sema; fortalecimento do papel da Sedec; avanço na regularização fundiária do Intermat; e aplicação dos recursos recolhidos junto a produtores na manutenção das unidades do Indea.

“Como candidato, o governador expôs sua plataforma para a nossa classe, mas também saiu daqui com uma pauta que leva em consideração a necessidade de avanços em várias frentes. Avaliamos positivamente o atual governo, mas também pontuamos a ele (Taques) que ainda há muito que melhorar”, frisou o presidente da ACNMT, Mario Candia.

Taques garantiu o fim do Fethab 2, atendendo a proposta do setor Agro.

Também argumentou que vai dar continuidade às mudanças implementadas na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e que já permitiram a redução no tempo de resposta do licenciamento ambiental.  “Mesmo enfrentando a maior crise econômica, política e ética da história do Brasil, avançamos em todas as áreas, na infraestrutura, fizemos a construção e reconstrução de 2,7 mil km de estradas. Também temos ótimos números na educação e segurança pública”.

Para o pecuarista José João Bernardes, apesar de ter herdado muitos problemas da gestão passada, o atual governo angariou um status diferenciado por cumprir o que promete e vem ao longo dos últimos três anos, mesmo com as limitações impostas pelo período, corrigindo distorções e fazendo novos investimentos, principalmente na área de infraestrutura. “Outras melhorias ocorreram na legislação, com o cancelamento de benefícios a algumas empresas que prejudicavam o setor, além disso, temos hoje muito mais transparência no processo”.

Participou do ciclo de palestras da ACNMT, na noite desta segunda-feira (13), Luciano Vacari, ex-diretor da Acrimat e pré-candidato a deputado estadual pelo setor agropecuário. “Assumi o desafio de alcançar uma vaga no parlamento estadual com a convicção de que o governador é a melhor pessoa para continuar representando Mato Grosso e o setor agro”, disse Vacari, que já trabalha em prol do segmento há mais de 20 anos.

Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, com aproximadamente

30,3 milhões de animais, dos quais 90% desse total da raça nelore. De forma democrática, a associação está aberta para receber também os demais candidatos das próximas eleições e ouvir suas propostas. As reuniões são realizadas às segundas-feiras, na sede da instituição, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá.

Também estiveram presentes nesta segunda-feira o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte, o presidente do Imac (Instituto Mato-grossense da Carne), Guilherme Nolasco, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, diretor da ACNMT, Vicente Falcão, entre outros representantes do setor.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas