Imagem: Thiago Silva pequenas empresas
Foto: assessoria

O pré-candidato a deputado estadual Thiago Silva (MDB) está preocupado com o trabalho informal em Mato Grosso. De acordo com levantamentos recentes cerca 20% dos trabalhadores do Estado trabalham na informalidade.

Thiago Silva, que também é economista, explica que grande parte desse resultado é o efeito da falta de incentivo e informação por parte do governo, quanto ao acesso da formalização através da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Em Mato Grosso mais 100 mil pequenos negócios ainda funcionam na informalidade. O governo tem obrigação de procurar esses empreendedores e informa-los que nesta condição eles só perdem. Ficam sem acesso a linhas créditos específica, deixam de recolher tempo de serviço para aposentadoria e não conseguem participar de licitação. Quando mais se valoriza o pequeno mais empregos são gerados, uma vez que eles representam 51% força de trabalho do Brasil”.

Em Mato Grosso, todos os 141 municípios do Estado já regulamentaram a legislação, mas apenas 51 possuem um Centro de Atendimento Empresarial – CAE. “No mínimo teríamos que ter uns 100 CAEs no Estado. Esse órgão ajuda consideravelmente a esclarecer dúvidas sobre registro e legalização de empresas, pesquisa de nomes e registro de marcas, linhas de crédito e ajudam a desburocratizar o sistema. A empresa de grande porte, muitas vezes, tem mão de obra especializada que faz esse tipo de trabalho. Quem é pequeno acaba fazendo por conta e muitas vezes, por falta de informação, desiste da formalização pela falta de informação. É uma carência em nosso Estado que já deveria ter sido corrigida”, cobra Thiago Silva.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), 96% das empresas de Mato Grosso são micro e pequenas empresas e reponde 60% da geração de Estado.

Leia também:  Assuntos mais comentados na rede é sobre Ciro e Bolsonaro

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.