Imagem: Imagens no início da semana já mostravam o Rio Tenente Amaral com água clara
Imagens no início da semana já mostravam o Rio Tenente Amaral com água clara

A Usina Porto Seguro informa que a reparação do dano no talude da lagoa de contenção que provocou o vazamento de vinhaça teve as obras concluídas. A empresa finalizou também mais de 90% da limpeza do volume e drenagem das lagoas, conforme determinava a notificação emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Todas as demais providências solicitadas pelo órgão já foram atendidas.

O vazamento de vinhaça, produto orgânico proveniente da moagem de cana-de-açúcar, foi diagnosticado e estancando rapidamente. O acidente aconteceu durante a execução de melhorias no manejo dos recursos que foram solicitadas pela Sema em vistoria anterior ao incidente.

Imagem: Monitoramento atesta qualidade normal da água após acidente
Monitoramento atesta qualidade normal da água após acidente

Laudo de qualidade da água produzido pela consultoria independente Control – Laboratório de Análises Químicas, de Cuiabá, divulgado na quinta-feira (2)  indicou que a água de Jaciara está própria para banho e prática de esportes.

Durante sobrevoo na região e visitas em diversos pontos do Rio Tenente Amaral e seus afluentes, nesta semana, equipe multidisciplinar constatou que água possui aspecto límpido, sem odores. Também não há registro de mortandade de peixes.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.