Agora MT Mundo Vacina experimental para controlar surto do Ebola é testado na Rep. do...
MUNDO

Vacina experimental para controlar surto do Ebola é testado na Rep. do Congo

Da redação com G1
VIA

Lote de vacina experimental contra o ebola chega à República Democrática do Congo - Foto: Kenny Katombe/Reuters
Lote de vacina experimental contra o ebola chega à República Democrática do Congo – Foto: Kenny Katombe/Reuters

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo anunciou nesta quinta-feira (9) que usará uma vacina experimental contra o Ebola para populações de alto risco na província de Kivu do Norte. O país vive o segundo surto de Ebola esse ano com 17 casos confirmados.

O ministro da Saúde do país e agentes foram os primeiros a receber o imunizante. Há 3220 doses disponíveis para a vacina e mais doses foram solicitadas.

A vacina, desenvolvida pela Merck em 2016, se mostrou segura em testes com humanos, mas ainda é experimental por não ter uma licença.

O imunizante foi testado em 11841 pessoas em 2015 na Guiné. Com o nome de rVSV-ZEBOV, nenhum caso de Ebola foi registrado no grupo que tomou a vacina. Já dentre os não imunizados, foram registrados 23 casos da doença.

Entre 4 de abril e 13 de maio, a República Democrática do Congo viveu o seu primeiro surto em 2018, com 19 mortes. O surto entre 2014 e 2016 foi o mais complexo desde que o vírus foi descoberto em 1976. No total, foram mais de 11 mil mortes.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas