- Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO
Celulares que não são homologados deixaram de funcionar até 8 de dezembro – Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que começa a partir de domingo (23), em dez estados brasileiros, o processo de bloqueio para celulares irregulares que são aparelhos adulterados, roubados, extraviados e não certificados pela Anatel, os famosos “Xing-Ling”.

Segundo informação divulgada nesta segunda-feira (17), a medida atinge os usuários de celulares de estados como: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, quem estiver utilizando aparelhos irregulares nesses locais, vai começar a receber mensagens alertando sobre a medida.

- Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO
Aparelhos vendidos em lojas do varejo são certificados pela Anatel | Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

Em Rondonópolis, as pessoas não sabiam dessa informação, mas acham que a medida é válida, pois irá reduzir o número de aparelhos roubados. Para o técnico de manutenção de celulares, Vitório Soares, a medida tem dois lados.

Leia também:  Bandido é baleado após jogar carro furtado contra policiais em Várzea Grande

“Vai diminuir a venda dos celulares piratas e o comércio negro de aparelhos adulterados ou roubados. Atuo no ramo há cinco anos e vejo isso como evolução, muitas pessoas tem receio de comprar um aparelho de fora do país por medo de não ter comprovação fiscal. Com a nova medida, acredito que isso vai ter uma redução, já que o aparelho fica inutilizável”, disse o técnico.

- Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO
Fábio disse que não se importa com a medida, pois procura aparelhos certificados pela Anatel | Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

Já pensando em comodidade, tem gente que prefere comprar aparelhos em território nacional, mesmo parcelando em 12x sem juros e sabendo que passou pela Agência Nacional de Telecomunicações.

“Eu utilizo duas operadoras no meu celular, uma que é muito usada em nossa região e a outra para poder conversar com minha família no norte do Estado. Comprei meu celular em uma loja e sei que é certificado pela Anatel. Para ele a medida não afetará”, disse Fábio Viera

Leia também:  Motorista morre depois de ficar presa às ferragens em acidente na rotatória da UFMT

O bloqueio final será feito a partir do dia 8 de dezembro, até esta data os aparelhos identificados como irregulares começarão a receber mensagens de texto do número “2828” informando que os dispositivos serão bloqueados. Em Goiás e no Distrito Federal, onde a primeira fase do Celular Legal já foi concretizada, mais de 41 mil terminais móveis foram definitivamente desconectados das redes das operadoras.

O que é considerado irregular?

Imagem: furto roubo celular
Foto: Ilustração/Google Imagens

São considerados irregulares aparelhos adulterados, roubados, extraviados ou aqueles não certificados (piratas) pela Agência Nacional de Telecomunicações. Smartphones importados, mas que foram certificados por outras agências de telecomunicações reconhecidas pela Anatel, não são considerados irregulares e, por isso, continuarão funcionando normalmente, mesmo que a fabricante não esteja presente no mercado nacional.

Leia também:  Partidos já podem escolher os nomes que vão concorrer as Eleições 2018

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.