Imagem: AMM
Local onde será o evento – Foto: assessoria

Acontece no próximo dia 15 de setembro (sábado), das 08h30 às 16h30 na Associação Mato-grossense de Municípios – AMM, localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 3920 – a Terceira Conferência Municipal de Cultura de Cuiabá com o tema “Cultura Como Vetor de Desenvolvimento Econômico e Social”, organizada pelo Conselho Municipal de Cultura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Há aproximadamente uma década as Conferências de Cultura vem sendo utilizadas como canal de participação e como espaço de diálogo entre sociedade civil e poder público. Esse mecanismo serve para captação de demandas e compõe a configuração sistêmica das Políticas Culturais recentes, o Sistema Nacional de Cultura.
Este encontro visa dialogar sobre os impactos do cenário das políticas públicas em cultura, fazendo um balanço entre a esfera local, dando elementos para reflexões sobre o quanto as conferências ajudam a construir uma política de Estado.

Leia também:  Polícia Ambiental recupera pássaros silvestres em assentamento

A realização da Terceira Conferência Municipal de Cultura deverá propor diretrizes, estratégias, programas e ações para as políticas culturais do município. Além de apresentar o documento que irá reger o Sistema Municipal de Cultura de Cuiabá e, consequentemente estabelecer os métodos de implantação do CPF da cultura, que é “Conselho-Plano-Fundo”, numa articulação entre a classe cultural e o município.

“A participação de todos muito contribuirá para o enriquecimento do debate e consequente êxito nos propósitos da realização da Conferência. Ainda mais diante de um tema tão presente no nosso cotidiano, que é pensar a “Cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social”, atenta o presidente do Conselho Municipal de Cultura Francisco Vuolo.

Leia também:  Menores matam morador com tiro na cabeça e ferem irmão

Durante os trabalhos serão dispostos em dois eixos norteadores, Eixo 1 – Gestão e Desenvolvimento – Politica Cultural e Cidadania, subdivididos em Grupos de Trabalho (GTs): GT 1 – Gestão e Implantação do CPF – Conselho, Plano e Fundo; GT2 – Financiamentos para a Cultura; GT 3 – Economia Criativa e Inovação; Eixo 2 – Política Cultural e Cidadania – GT1 – Democracia, Direitos Culturais e Diversidade – GT2 – Patrimônio, Memória e Biblioteca.

Esses debates são importantes para ampliarmos as ações em prol do movimento cultural da Capital. Com o resultado da Conferência, serão eleitos delegados que representarão o município nas conferências estadual e nacional.

A Terceira Conferencia Municipal de Cultura é aberta ao público, em geral. Inscreva-se através do link http://e-eventos.cuiaba.mt.gov.br clica na marca da Conferência e faça sua inscrição.

Leia também:  Abastecer com etanol está mais vantajoso em Rondonópolis

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.