Agora MT Política Eleições MT 2018 Enquanto Mauro proibiu direito, Taques concedeu progressão de carreira para 42,5 mil...
ELEIÇÕES 2018

Enquanto Mauro proibiu direito, Taques concedeu progressão de carreira para 42,5 mil servidores

Da assessoria
VIA

Imagem: Pedro Taques em campanha
Foto: assessoria

No período de 3 anos e 8 meses, o governador Pedro Taques (PSDB) autorizou progressões de carreira para 42.560 servidores públicos do Governo de Mato Grosso. Foram 26.575 casos de progressões verticais – as mudanças de nível, concedidas a todo funcionário público a cada 3 anos – e 11.375 progressões horizontais, quando o servidor público concluiu um número determinado de cursos de qualificação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Outros 4.610 servidores de carreira tiveram simultaneamente as progressões verticais e horizontais.

A progressão de carreira é a promoção do servidor público, seja por qualificação ou por tempo de serviço. Geralmente as carreiras começam no nível 1 classe A e encerram na classe D ou E entre os níveis 10 a 12. Em recente entrevista, Taques alertou que quando era prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes prejudicou os servidores municipais com o decreto 5.940/2016 que proibiu a progressão de carreira.

“No Governo de Mato Grosso, nós pagamos todos os reajustes e progressões. Garantimos todos os aumentos salariais aprovados. Os professores, por exemplo, tiveram aumento real de 49% . Temos muito orgulho de dizer que conseguimos atender o direito dos servidores estaduais. Quem garante que Mauro Mendes não proibirá as progressões no Estado como fez na prefeitura?”, afirmou o governador Pedro Taques.

Durante a gestão Taques, a soma do Reajuste Geral Anual (RGA) chegou a 30,28%. Em 2015 o reajuste foi 6,23%; 2016 chegou a 11,28%; em 2017 foi de 6,58%; e 2018 o índice foi de 4,19%. Em razão da crise financeira no país, o reajuste foi parcelado, sendo incorporado aos poucos no salário dos servidores. Para compensar, o Governo concedeu mais 2% de reajuste, o que se traduz em ganho real. No restante do país, poucos Estados tiveram condições de conceder o benefício aos trabalhadores. 

Mendes cortou progressão – Conforme decreto assinado por Mendes no dia oito de janeiro de 2016, o então prefeito suspendeu “as promoções, progressões e reenquadramentos”. Para Pedro Taques, as práticas do empresário não condizem com as promessas de campanha do candidato.

“O Mauro Mendes editou um decreto cortando a progressão de carreia de todos os servidores públicos municipais. Quero falar a você, servidor, não cortarei a progressão de carreira, porque é a maneira que você tem crescer na carreira, de não ficar estagnado”, disso o governador.

No decreto de Mendes, ele usou o equilíbrio financeiro do exercício como argumento para cortar os direitos dos servidores públicos suspendendo o pagamento de indenização de férias, de licença-prêmio, bem como as promoções, prorrogações e reenquadramentos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas