Agora MT Mundo Furacão Florence se fortalece e causa ameaça nos EUA
MUNDO

Furacão Florence se fortalece e causa ameaça nos EUA

Da redação com Folha de São Paulo
VIA

Imagem: irma furacão
Furacão Divulgação/Nasa

Florence se tornou um grande furacão nesta segunda-feira (10) ao alcançar a categoria 4, em uma escala que vai até 5, com ventos máximos sustentados de 209 km/h em seu caminho para o leste dos EUA, informou o NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês), em Miami.

A previsão do NHC é que o Florence se torne extremamente perigoso ao atingir as costas dos estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul até a quinta-feira (13).

A posição atual do furacão é 935 km a sul-sudeste de Bermuda, com movimento em direção ao oeste.

Autoridades da Carolina do Norte pediram que a população abandonasse a região das ilhas de Outer Banks e de Hatteras a partir desta segunda. Segundo o governador Roy Cooper, os efeitos do Florence já estão sendo sentidos na costa do estado, com fortes ondas, correntes e ondas. ​

O governo da Carolina do Sul ordenou que uma população estimada em 1 milhão de pessoas se retire de toda a área do litoral, com 300 km de extensão, a partir de terça (11).

Na Virgínia, moradores foram alertados de que o Florence pode provocar tempestades letais, bem como inundações.

O gabinete do governador da Virgínia, Ralph Northam, descreveu Florence como “o furacão mais significativo em décadas” e alertou sobre a possibilidade de “inundações catastróficas, ventos fortes e possivelmente cortes de energia extensos”.

Logo atrás de Florence vem o furacão Isaac, atualmente com ventos de 120 km/h. Mas este deve ser um furacão pequeno, embora sua intensidade possa variar ao se aproximar do Caribe. ​

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas