O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) obteve a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas públicas de Mato Grosso. Com pontuação de 5.6, o Campus Rondonópolis mais uma vez se destaca no cenário educacional, já que também foi a 3ª colocada no estado de Mato Grosso pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017.

O Ideb é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio. Para compo-lo, o Ministério da Educação (MEC) considera as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.

Leia também:  Comércio prevê aumento de 15% nas contratações temporárias em Rondonópolis

De acordo com o MEC, as escolas públicas de Mato Grosso não ultrapassaram a média 5.0, considerando o intervalo de 0 a 10. E a projeção é que no ano de 2020, o Campus Rondonópolis será a única unidade a alcançar a meta prevista para Mato Grosso, nota 6.0.

Ainda segundo os dados do Ideb, o IFMT Campus Rondonópolis é a única escola pública a figurar na classificação geral entre as 10 melhores do estado, sendo que todas as outras pertencem a rede particular. E este desempenho também é destaque no cenário nacional, pois os resultados obtidos em 2017 colocam o IFMT Campus Rondonópolis no grupo das mil melhores escolas brasileiras, considerando um universo de 9.597 unidades de ensino público e particular.

Leia também:  Motorista perde o controle e tomba carreta na BR-163

Para alcançar esse resultado, uma ação institucional prioritária é a capacitação do corpo docente que atualmente conta com professores especialistas, mestres, doutores e pós-doutores que atuam tanto nas turmas do Ensino Médio quanto nas turmas de cursos superiores.

Além disso, uma das características da Rede Federal de Educação é a oferta do Ensino Médio integrado a cursos técnicos, que além de formar para o mercado de trabalho, prepara o estudante para concorrer à vagas nas melhores universidades e desenvolver a pesquisa e a extensão desde o primeiro ano.

Até o dia 30 de outubro estão abertas as inscrições do processo seletivo com 140 vagas para Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio em Alimentos, Informática, Química e Secretariado, sendo que 60% destas são preenchidas pelo sistema de cotas para candidatos oriundos de escolas públicas.

Leia também:  Lázaro e Susana trocam palavras de carinho

O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, parabenizou alunos e servidores do Campus Rondonópolis pelo belíssimo desempenho que demonstra todo o potencial da Rede Federal e de sua proposta de Educação Pública de qualidade, voltada para a formação integral, preparando para a vida e para o trabalho.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.