Imagem: Marildes em campanhaA candidata a deputada federal Marildes Ferreira com o número 4010 (PSB), aparece em primeiro lugar entre as postulantes mulheres, é o que aponta uma pesquisa eleitoral realizada no município de Rondonópolis. O Instituto Mark de Cuiabá foi responsável pelos indicadores, e as entrevistas foram realizadas entre 15 a 17 de setembro.

Rondonópolis é o terceiro maior colégio eleitoral do Estado com aproximadamente 150 mil votantes, onde Marildes que foi secretária municipal de saúde entre 2013 a 2016  e disputou a última eleição municipal como vice-prefeita tem base eleitoral. Ela aparece em primeiro lugar para federal na posição de candidata mulher.

O levantamento foi feito com uma amostragem de 318 eleitores, com metodologia quantitativa e survey de opinião. Na pesquisa, foi questionado ao eleitor sobre quem votaria para  o posto de deputado (a) federal se as eleições fossem naquele dia.

Leia também:  TRE esclarece boatos sobre processamento dos votos na urna

De acordo com informações do portal de notícias Olhar Direto, no ranking geral a candidata aparece em segundo lugar com 2,4%. No entanto, tudo indica que a postulante teve o nome citado por pelo menos três vezes pelos eleitores, mas com nomenclaturas diferentes.

Entenda

Como a candidata é professora universitária e também atuou com grande expressão e eficácia no setor da saúde, existem eleitores que a chamam de Marildes da saúde, professora Marildes e até mesmo Mariuze da saúde devido o nome da mesma ser um pouco diferente.

Como a pesquisa não deu opção de candidatos, permaneceu a escolha espontânea e pronúncia dos entrevistados. Sendo assim, o nome Marildes foi apontado e ficou com 2,4%, já Mariuze da Saúde (vezes chamada por populares) permaneceu com 0,6% igualado ao nome Amarildo Ferreira (que também se confunde) com 0,6%.

Leia também:  Em Tangará da Serra, Thiago Silva é recebido por 2 mil famílias de acampamentos rurais e garante apoio para o pequeno produtor

Se somado, a porcentagem dos três indicadores chega a 3,6 % o que coloca a postulante com um maior número de eleitores rondonopolitanos. Entre as mulheres candidatas ela é a primeira colocada.

Ainda conforme o site Olhar Direto, no geral, a pesquisa apontou o senador José Medeiros (Podemos) candidato a deputado federal  com 3,9% das intenções de voto, seguido por Marildes Ferreira (PSB) com 2,4% e o deputado federal Carlos Bezerra (MDB), que disputa a reeleição, com o terceiro lugar no ranking sendo citado por 1,8% dos eleitores.

Os votos brancos e nulos tiveram um percentual de 14,5% e os que não souberam responder somaram 72,6%. A margem de erro do levantamento é de 3% e o mesmo está registrado na justiça eleitoral. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

Leia também:  Medeiros diz que sua campanha foi bem aceita

 

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.