Agora MT Mundo Presidente do Uruguai manda prender comandante do exército por emitir opinião sobre...
MUNDO

Presidente do Uruguai manda prender comandante do exército por emitir opinião sobre lei

Da redação com G1
VIA

Presidente do Uruguai Tabaré Vazquez com chefe do Exército Guido Manini Ríos - Foto: Divulgação/Presidência Uruguai
Presidente do Uruguai Tabaré Vazquez com chefe do Exército Guido Manini Ríos – Foto: Divulgação/Presidência Uruguai

O comandante do Exército do Uruguai, Guido Manini Ríos, ficará preso por 30 dias por emitir opinião sobre um projeto de lei do governo.

Segundo o jornal “El Pais”, ele criticou a reforma do sistema de aposentadoria militar e considerou que o ministro do Trabalho, Ernesto Murro, não estava bem informado sobre seus efeitos.

“Não posso atribuir ao ministro de alguma forma má fé ou não posso nem acreditar, e não acredito, que ele mente conscientemente, só acho que ele não está bem informado. Se o ministro pegar uma calculadora, analisar os termos da lei e a realidade de um soldado nosso, vai perceber que o que eu digo é assim, o soldado vai ter que trabalhar mais anos para aposentar com a metade”, afirmou em declarações ao programa “Todo Pasa” de Océano FM.

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, comentou a decisão durante entrevista coletiva na quarta-feira (12): “A decisão de detenção por 30 dias do comandante em chefe do Exército, general Guido Manini Ríos, foi tomada por múltiplas situações que mereceram na época advertências, que contrariam regulações e artigos constitucionais”.

A este respeito, disse que “o comentário do comandante em chefe de um projeto de lei que está em discussão no Parlamento é uma atividade política”.

Ele enfatizou que “não há perda de confiança na lealdade institucional do comandante-chefe do Exército, demonstrada em mais de uma ocasião, e a boa-fé com a qual ele atua também não está em jogo”. Ele informou que foi até a primeira pessoa a informá-lo da sanção e explicou que “ele não foi instado a voltar ao país mais cedo”.

Segundo o “El País”, Manini Ríos está fora do país participando de atividades do Exército e retornará na próxima terça-feira, 18 de setembro. A sanção começa a valer quando ele pisar em solo uruguaio.

Outras polêmicas
Não é a primeira vez que Manini Ríos se envolve em polêmicas e ele costuma ser bem ativo nas redes sociais. Em julho, ele fez uma homenagem a Artigas Álvarez, assassinado em 1972, irmão do ex-ditador Gregório Álvarez.

Em novembro, a organização Mães e Famílias de Detidos Desaparecidos da ditadura militar uruguaia acusou o comandante-chefe de ter indicado uma falsa localização dos restos mortais de um desaparecido em um prédio pertencente às Forças Armadas.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas