Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Qual a idade certa para tirar a fralda da criança?
SAÚDE

Qual a idade certa para tirar a fralda da criança?

Tem idade certa? Como começar? O que devo fazer? Essas são as perguntas mais comuns

Da redação com IG Saúde
VIA

Imagem: VAR 9136
Qual a idade certa para a criança parar de usar a fralda | Foto: Guilherme Silveira – AGORA MATO GROSSO

Enfim, chegou a época que a criança vai deixar as fraldas e passar a usar o vaso sanitário. O desfralde do bebê é uma mistura de sentimentos, por um lado a preocupação (pelo trabalho que está por vir nessa nova fase) por outro lado o alívio ( pelos altos gastos das fraldas). É uma fase extremamente importante na vida do bebê e dos pais.

A recomendação é que o processo comece entre os 2-3 anos, época em que a criança consegue ter um bom controle dos esfíncteres, mas isso depende muito da maturidade de cada criança.

Como eu sei que é a hora de iniciar o desfralde do bebê?
Quando a criança já está pronta para a retirada das fraldas, ela nos dá sinais como: se incomodar com fralda suja, avisar aos pais que esta fazendo xixi ou cocô e pedir para trocá-los logo em seguida, mostrar interesse pelo penico e não ter medo dele, ou ir para algum lugar escondido para fazer cocô.

Os preparativos para essa nova fase são extremamente importantes. Apresente o banheiro para seu filho, leve-o junto para comprar o penico, calcinhas e cuecas, decore o banheiro com adesivos…enfim, transforme o momento em algo divertido.

A retirada da fralda é um processo familiar, e não uma obrigação da escola. A escola ajuda sim, mas no sentido de continuação de um processo que deverá ser iniciado na nossa casa.

Vamos iniciar o desfralde.

Ok? Já está tudo preparado, vamos iniciar o desfralde então…

 

  • A escolha da época para iniciar o desfralde é muito importante. No calor, eles usam menos roupa e diminuem a quantidade de xixi, pois transpiram mais. Evitem também iniciar em momentos atordoados da vida da criança (chegada do irmãozinho/ retirada de chupeta recente/ troca de escola/ separação dos pais).
  • Iniciem em um final de semana prolongado ou nas férias. Cancelem seus compromissos no primeiro final de semana do processo.
  • Explique para a criança que ela já cresceu e que a partir daquele momento ela não vai usar mais a fraldinha durante o dia; fale que a fralda é para crianças pequenas e demonstre que irmão/ primos/ amigos da escolinha já não usam mais fralda.
  • A partir do momento que tirou a fralda de dia, não coloque mais! Se voltar a colocar para sair de casa, toda a segurança que a criança conquistou pode ir embora naquele momento.
  • Esteja preparado para os escapes- eles irão acontecer. Quando a criança fizer xixi no chão, fale que você entende que escapou e a estimule para da próxima vez te avisar antes. Não brigue para não desanimá-la e encoraje-a falando que da próxima vez ela irá conseguir.
  • Não pergunte ao seu filho se ele quer ir ao banheiro, pois ele com certeza vai falar que não. Leve-o a cada 30 minutos.
  • Dê adeus ao xixi ou cocô no vaso sanitário – por mais estranho que possa parecer, as crianças entendem que aquele xixi ou cocô é parte delas, e desapegar pode não ser uma coisa fácil para alguns. Ao dar tchau para o cocô, você prestigia a “produção” do seu filho, mas deixa claro que é algo que deve ser descartado.
  • Demonstre com gestos e palavras o quão feliz e orgulhoso você ficou quando ela fizer cocô ou xixi no vaso sanitário. Premie a criança com beijos e abraços e não com coisas materiais.
  • Tenha paciência – muita paciência! Se tudo der certo, em média de 1 a 2 meses, seu filho não terá mais escapes diurnos.

Os pais devem sempre lembrar que o desfralde do bebê , assim como qualquer outra etapa do desenvolvimento infantil, é uma prova de maturidade e amadurecimento. Se seu filho tem entre 4-5 anos e mesmo assim persiste com escapes frequentes, procure um pediatra para uma avaliação.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas