Agora MT Mais Notícias Caminhos da linguagem Como fazer uma análise de texto | Caminhos da Linguagem
AÇÃO DE DIVIDIR

Como fazer uma análise de texto | Caminhos da Linguagem

Por Prosa Júnior
VIA

Imagem: analise de texto
Foto: reprodução

A palavra análise tem tido muitos sentidos na atualidade. Há pessoas que chamam análise de observar. Há outras que chamam, simplesmente, de refletir. No entanto, o conceito de análise vai um pouco mais além do que uma mera observação ou reflexão.

Analisar é a ação de dividir para entender. Essa divisão pode ser de qualquer coisa, desde uma obra literária até mesmo de um ser humano. Ao realizar a ação de analisar, executamos um estudo detalhado das partes, compreendendo as relações entre os fragmentos estudados. Em seguida, efetuamos a síntese de nosso estudo, pensando acerca das relações das partes com o todo.

Quando pensamos em análise textual, devemos conhecer os elementos importantes na composição textual, no intuito de formular uma análise impessoal. Para isso, é importante diferenciar assunto de tema.

Assunto diz respeito a ideia geral que permeia todo o texto. Nesse âmbito, o assunto se refere mais a uma referência genérica. Por exemplo, “o assunto do texto é amizade.” O assunto também pode ser um fato narrado. O importante é que pensemos no assunto como aquela ideia presente no texto direta ou indiretamente.

Já o tema é um direcionamento do assunto. É como se colocássemos o assunto dentro de uma situação específica. Retomando o exemplo fornecido no parágrafo anterior, temos um texto sobre amizade, correto? Porém, ao analisar o material, percebemos que se trata de um texto sobre a amizade entre um senhor idoso e seu fiel cão. Perceba que agora temos um assunto dentro de uma situação, no caso o assunto amizade especificado nas pessoas do senhor e seu animal de estimação.

Dentro do texto temos vários conteúdos que vão surgindo conforme vamos avançando em nossa leitura. Podemos pensar, por exemplo, que em um texto sobre amizade podem aparecer conteúdos como: lealdade, companheirismo, compreensão, mágoas, dentre outros. Estes conteúdos que vão surgindo ao longo de nossa leitura chamam-se subtemas.

Algumas vezes os subtemas nos confundem fazendo-nos presumir que são assuntos. Para efetuar uma análise de qualidade, identificamos o maior número possível de subtemas no texto que selecionamos. Em seguida, devemos pensar qual ideia se repete em todos os subtemas, mesmo que ela não seja abordada diretamente. Dessa forma, descobrimos o assunto. Adiante, voltamos ao texto para verificar de que forma, especificamente, este assunto está sendo abordado. Ao fazer isso, encontramos o tema do texto.

Após descobrir o assunto, o tema e os subtemas é importante nos debruçamos sobre a mensagem que o texto pretende transmitir. Pense em mensagem como a finalidade do texto. Para que e para quem ele foi criado? Quando identificamos, o assunto, o tema e os subtemas fica muito mais fácil encontrar a mensagem.

Depois de descobrir a mensagem é importante explicá-la, a fim de compreender a dinâmica do texto selecionado. A explicação é um veículo que se desdobra em outros três processos: esclarecimento, definição e lógica do tema.

Esclarecimento é aproximar a mensagem do seu leitor ou ouvinte, fazendo com que ele entenda de fato o que foi transmitido. Definição diz respeito a estabelecer limites, fronteiras. Como se eu incluísse o que é mencionado na mensagem em uma categoria ou classificação. Isso faz com que a pessoa que esteja lendo ou ouvindo entenda por associação. Quanto à lógica do tema, refere-se à coerência interna da mensagem, mostrando como o texto organizou as ideias que apresenta.

Por último temos a relação. Entenda relação como o ato de verificar as ligações que existem entre elementos diferentes. O que este texto tem a ver com a nossa vida, a sociedade e contexto atual? Neste ponto, a análise textual se desdobra em inúmeros caminhos que apontam para direções diversas.

Toda vez que efetuamos uma relação, no fim de uma análise de texto, conectamos o pensar de autor do texto com a existência. Ao fazer isso o texto renasce, ganha vida e significado para uma outra geração. Sem a relação os textos correm o risco de perder a sua importância e assim cair no esquecimento ou pode acontecer algo pior. Sofrerem análises mal intencionadas ou mal feitas que alterem a finalidade original para a qual foram criados. Será que não estamos vendo isso hoje?

Quer saber mais sobre análise textual? Acesse: https://www.youtube.com/c/CaminhosdaLinguagem

Relacionadas

Bombeiros fazem cortejo e última homenagem a um dos fundadores do 3° BBM de Rondonópolis

Bombeiros, familiares, policiais militares e amigos fizeram um cortejo e a última homenagem ao Capitão Bombeiro Militar Reformado Maurício Alves de Moraes, 68 anos,...

Operação Cruciatus mira membros de organização criminosa em MT

A Delegacia de Alto Taquari deflagrou, nesta terça-feira (23.04), a Operação Cruciatus para cumprimento de nove mandados de prisão e de buscas contra membros...

Grupo envolvido em tráfico interestadual de drogas é alvo de operação da PF em MT e outros dois estados

As investigações tiveram início com a prisão em flagrante, em 04/04/2023, de homem que transportava 437kg de cocaína em um caminhão

Polícia Civil apura conduta racista de torcedor contra árbitro em partida no estádio do Dutrinha

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Torcedor, instaurou nesta segunda-feira (22), procedimento investigatório para apurar a prática de crime de racismo durante...

Operação cumpre 90 prisões contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela...

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório

Fazendeiro que gastou fortuna em desmate químico no Pantanal fica em silêncio durante interrogatório 16 de Abril de 2024 às 14:10 Notas fiscais emitidas por revendedoras de produtos agrícolas ultrapassam o valor de R$ 15,6 milhões

Homem de 44 anos é preso pela PM com 63 tabletes de maconha na MT-130

Um homem de 44 anos foi preso pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira (23), na MT-130, em Rondonópolis-MT. Segundo informações, as equipes policiais...

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

Mãe e filho responsáveis por homicídios de idosos em Peixoto de Azevedo são presos pela Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Peixoto de Azevedo, cumpriu na tarde desta terça-feira (23), os mandados de prisão preventiva contra mãe...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas