Agora MT Mundo Eleitores brasileiros que vivem em Paris enfrentam fila e chuva para votar
MUNDO

Eleitores brasileiros que vivem em Paris enfrentam fila e chuva para votar

Da redação com G1
VIA

Eleitores brasileiros enfrentam fila em Paris - Foto/Reprodução
Eleitores brasileiros enfrentam fila em Paris – Foto/Reprodução

A chuva não desmotivou os eleitores brasileiros que vivem na França e cerca de 100 pessoas, segundo as autoridades consulares, esperaram pela abertura das urnas em frente ao Espace Clery, local de votação. Muitas pessoas vieram de longe, como Renata Gilioli Pinardi, que vive a 300 km da capital francesa.

“Já votei e estou esperando minha filha, que mora em Lille, na fronteira com a Bélgica. Tem bastante gente que não é de Paris e que está vindo de todos os lados da França para votar. Encontrei uma senhora de Marseille”, conta.

Para Renata, que mora há 30 anos fora do país e afirma nunca ter perdido uma eleição, o voto é extremamente importante. Ela acredita que as tensões da campanha eleitoral são uma das explicações para a grande mobilização dos eleitores brasileiros na França neste ano. “Eu teria vindo de qualquer jeito”, diz.

Renata preferiu não usar o E-título e votou apenas com o passaporte e o documento eleitoral tradicional. “Preferi não usar o E-título. Minha filha baixou o aplicativo, estava marcado que ela não podia votar, mas aqui disseram que ela podia…”

Forte movimentação surpreendeu
Tatiane, que mora em Massy, na região parisiense, também acredita que, mesmo distante, o voto é indispensável. “Nós temos família lá, nossas raízes estão lá, estão é importante sim”, afirma. Já o eleitor Ciro ressalta que votar “é um dever cívico”.

“Temos que pensar muito bem no candidato, na escolha. É o mínimo que a gente pode fazer se a gente quer um Brasil melhor. Esse ano tem muita gente. Mostra realmente que o brasileiro está interessado em votar, em transformar e mudar o país”.

Silvia foi acompanhada do filho Marc, de 18 anos, que vota pela primeira vez. Ele se mostrou pouco convencido pelos candidatos brasileiros. “Não achei nenhum interessante, mas achei importante votar assim mesmo. Ouvi todos e nenhum correspondeu a minhas expectativas”, disse, afirmando que, na fila do voto, ainda não tinha tomado a decisão definitiva.

A forte movimentação dos brasileiros que vivem na França no dia chuvoso e frio na capital parisiense surpreendeu o eleitor Ricardo. “A fila está demonstrando que muita gente está querendo votar. Espero que votem conscientemente para não fazerem besteira com nosso país”.

Pela manhã, não foram registrados incidentes na votação, apenas eleitores do lado de fora gritaram nomes de seus candidatos. Segundo o cônsul-geral adjunto, Unaldo de Souza, a manifestação não foi considerada ilegal por não ter sido feita de maneira insistente e repetitiva.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas