O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em nova data para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL): em 11 e 12 de dezembro. A mudança, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), antecipa a data da realização do exame, antes fixada para 18 e 19 do respectivo mês.

Apenas pessoas que cumprem penas que restringem a liberdade podem participar do Enem PPL. Caso o estudante seja maior de 18 anos, poderá utilizar a nota do Enem para ter acesso ao ensino superior. Quem estiver abaixo da idade, será participante “treineiro” e utilizará o resultado apenas como forma de avaliação do conhecimento.

Leia também:  Após 21 dias separadas por cirurgia, siamesas seguem em estado grave na UTI

Provas

As provas do Enem 2018 serão compostas por 45 questões objetivas cada, de múltipla escolha, além de uma redação. O tempo de realização é variável: no primeiro dia (11), os participantes terão 5h30 para responder questões de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia (12), serão aplicadas em 5 horas avaliações de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Saiba mais: cartilha de redação 2018 é divulgada

Saiba mais: assuntos que podem ser tema da redação Enem 2018

Acesso ao ensino superior

De acordo com o Inep, toda Unidade Prisional ou Socioeducativa terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição, que terá entre as responsabilidades a realização e o acompanhamento das inscrições, o ensalamento, a transferência de participantes quando necessário.

Leia também:  Continua regra que permite apenas crianças que completarem 6 anos até março iniciarem estudos

A participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e demais programas de acesso ao ensino superior também será tarefa do responsável pedagógico, que acessará os resultados e realizará a candidatura para as vagas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorResumo de novelas desta quarta-feira (10)

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.