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ANTT APROVOU

Pedágio fica mais caro na BR-163 a partir desta quinta-feira

Da redação
VIA

As tarifas do pedágio na BR-163, em Mato Grosso, ficarão mais caras a partir desta quinta-feira (18). O reajuste de 2,18% foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ficou abaixo do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) registrado no último ano, que foi de 4,48%.

Com o acréscimo, as novas tarifas vão variar de R$ 3,80 a R$ 7, um aumento de 0,10 nos valores atuais.

De acordo com a Rota do Oeste que é quem administra esse trecho da rodovia, a definição de reajuste é atribuição do Governo Federal e não da Concessionária. O cálculo realizado pela ANTT para revisão tarifária tem como base o índice da inflação do período (IPCA), a inclusão ou exclusão de obrigações a serem cumpridas pela concessionária e o cumprimento do contrato assinado entre o Governo Federal e a Rota do Oeste. Com relação ao IPCA, o período considerado para estudo foi de julho de 2017 a julho de 2018.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (17/10). Confira como ficará os valores nas praças de pedágios:

Imagem: TABELA DE PEDAGIO
Foto: divulgação Rota do Oeste

CONCESSÃO 

A Concessionária Rota do Oeste destaca que os valores arrecadados nas praças de pedágio são investidos majoritariamente na BR-163, por meio dos serviços de conservação, recuperação e manutenção do pavimento, bem como para custear os atendimentos aos usuários. Os serviços operacionais tiveram início em 20 de setembro de 2014 e já acumulam cerca de 450 mil atendimentos no período, registrando uma média diária de 310 acionamentos.

As equipes realizam trabalhos diversos, que vão desde recolhimento de objetos na pista à prestação de socorro e resgate de vítimas de acidentes, sempre com foco na garantia da segurança e preservação da vida.

Para assegurar a cobertura de todo o trecho sob concessão, a Rota do Oeste conta com 18 bases de Sistema de Atendimento ao Usuários (SAU), uma a cada 47 quilômetros, em média. As unidades dispõem de ambulância, guincho leve, guincho pesado e equipes de inspeção que monitoram toda a rodovia. Há ainda cinco caminhões pipas para atender a ocorrências que envolvem fogo ou risco de incêndio.

 

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